Após mais de uma década sem receber melhorias, o Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), patrimônio cultural e artístico do Guarujá, está passando por uma ampla reforma desde o último dia 22.
Sendo assim, as obras estão sendo realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e têm a previsão de 60 dias para serem concluídas.
As intervenções contemplam desde a pintura completa da fachada, até mudanças estruturais essenciais para a segurança e funcionalidade do prédio. Entre os destaques, está a pintura externa do prédio, conserto da cortina do proscênio (é a parte frontal do palco, localizada à frente do cenário principal), instalação de linóleo para a prática da dança, reforma na estrutura do prédio e diversas melhorias internas, com o objetivo de garantir mais conforto e acessibilidade ao público.
Com isso, o teatro volta a oferecer condições adequadas para receber espetáculos, artistas e a comunidade em geral. O secretário de Cultura, Marcelo Wallez, reforça a importância dessas obras: “a revitalização do Teatro Procópio Ferreira simboliza não apenas a recuperação de um espaço físico, mas também o fortalecimento da vida cultural de Guarujá, abrindo caminho para novas produções, encontros e experiências artísticas que aproximam a população da arte e da cultura. Contar com as leis de fomento e apoio é imprescindível para que a Cultura possa seguir forte e atuante em todos os territórios do nosso país”, afirma.
PNAB
Além disso, a PNAB, estabelecida pela Lei nº 14.399/2022, é um programa do Governo Federal de financiamento cultural contínuo para estados, Distrito Federal e municípios do Brasil, com o objetivo de apoiar trabalhadores, espaços, bens, produtos e serviços artísticos e culturais.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.