Primeira maternidade pública de São Vicente, no litoral paulista, a unidade em construção no município, graças a parceria com a Fundação Lusíada ganhará um importante reforço.
Na próxima segunda-feira (25), às 10h, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o deputado estadual Caio França (PSB) visitarão o Complexo Materno Infantil de São Vicente ao lado do prefeito do município, Kayo Amado (Podemos).
Na ocasião, será anunciada a parceria entre os parlamentares para fortalecer a saúde da cidade.
Ela resultou na destinação de R$ 6 milhões em emenda parlamentar, do mandato de Paulo Alexandre, para o investimento no hospital, situado no Parque Bitaru.
O prefeito Kayo Amado está animado com o novo empreendimento, que servirá também como hospital-escola em parceria com a instituição de ensino.
“Estamos atraindo as universidades para firmamos parcerias nas mais variadas áreas”, enfatiza.
O complexo terá uma área total de 7.700 m² distribuídos em cinco andares.
Dessa forma, pelo menos, 80% das obras estão concluídas.
Assim, a infraestrutura contará com mais de 90 leitos, incluindo UTI neonatal e internação pediátrica.
Além de três salas de cirurgia, suítes pré e pós-parto, consultórios psicológicos e espaços humanizados, como brinquedoteca, solarium e jardins.
“O espaço terá também um auditório para a realização de eventos científicos”, salienta o prefeito.
Além disso, a unidade será equipada com 4 elevadores e estacionamento.
O Complexo Materno Infantil será viabilizado pela Fundação Lusíada, que utilizará o espaço como campo de estágio para seus alunos.

Reeleito com 87,6% dos votos, o prefeito Kayo Amado aposta nas parcerias para melhorar a vida dos vicentinos. Foto: Carla Nascimento
Jornal Enfoque
Amado participou do Jornal Enfoque desta sexta (22), onde falou sobre a futura maternidade, entre outros temas.
Citou o avanço das obras de revitalização da Biquinha, um dos cartões postais do município, e melhorias no eixo turístico para atrair novos investimentos, com a consequente geração de empregos.
“Estamos preparando São Vicente para as comemorações dos seus 500 anos em 2032, tendo o turismo como forte indutor econômico”, destacou.
Eleito com 87,6% dos votos válidos, totalizando 147.382 votos, Amado também falou dos desafios à frente da cidade, onde 26% da população vive em favelas (cerca de 86 mil pessoas, segundo dados do Censo IBGE).
Além dos planos de ações e parcerias a serem ampliadas em seu segundo mandato para melhorar a vida da população.
Ciente dos desafios em razão da baixa capacidade de arrecadação (São Vicente é o terceiro município mais populoso da Baixada Santista, mas o quinto em arrecadação), Amado aposta em parcerias com todas as esferas políticas para trazer benefícios à população.
Assim, como meta para o novo mandato, a ampliação de investimentos em Educação.
Ou seja, a entrega de mais escolas reformadas, inclusive ampliando aquelas que oferecem período integral.
Além das reformas e ampliações nas unidades de saúde.
Afinal, das 26 existentes na Cidade, 18 foram entregues no seu primeiro mandato.
Sem contar a expectativa com a chegada do VLT à área continental de São Vicente, que já recebeu sinal verde da Cetesb para a terceira fase.
Agora o processo passa por avaliação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), responsável por conceder a Licença Prévia (LP), para então posterior abertura da licitação.
“A previsão é que o VLT chegue à Área Continental no segundo semestre de 2028”, comemora.
Confira o programa completo
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.