Inspirar. É com esse propósito que Valéria Capodicasa dedicou os últimos dois anos à criação do seu primeiro livro: Uma Vida Extraordinária. A obra conta sua trajetória e de sua família desde o nascimento, em 1969, quando veio ao mundo com síndrome de Down.
Com sensibilidade e coragem, Valéria compartilha os desafios enfrentados desde a infância, incluindo o preconceito que marcou sua luta por educação, inclusão e respeito. “Hoje, viver com síndrome de Down é algo mais comum. Vemos pessoas como eu na TV, nos filmes, nos comerciais. Mas, quando nasci, em uma época em que éramos chamados de ‘mongoloides’, o destino parecia cruel: gente assim nunca seria nada”, relembra a escritora.
Felizmente, o amor e o acolhimento da família fizeram toda a diferença. Além disso, com apoio constante dos pais e parentes, Valéria superou barreiras, transformando o preconceito em força de vontade e determinação.
“Eu tenho os melhores pais e parentes que poderia ter. Sempre fui tratada com igualdade, o que me proporcionou conhecimento, entendimento de quem eu sou e, mais do que isso, a clareza de que eu poderia chegar aonde quisesse. E aqui estou.”
Solidariedade que transforma
Dessa forma, todo o valor arrecadado com a venda de Uma Vida Extraordinária será revertido para a APAE de Praia Grande (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). “Quero que meu livro inspire outras pessoas como eu, e que as famílias compreendam a importância do apoio no nosso desenvolvimento”, afirma Valéria.
Lançamento
Além disso, o coquetel de lançamento será no dia 16 de abril, às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos. Durante o evento, Valéria estará presente para autografar exemplares e conversar com o público e a imprensa.