Anac suspende operações aéreas da Voepass | Boqnews
Paulo Pinto/Agência Brasil

Nacional

11 DE MARÇO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Anac suspende operações aéreas da Voepass

Decisão foi tomada em caráter cautelar

Por: Paula Laboissière
Agência Brasil

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir de terça-feira (11), as operações aéreas da Voepass, que resulta da união entre a Passaredo Transportes Aéreos e a Map Linhas Aéreas. A decisão, tomada de forma cautelar, permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das falhas nos sistemas de gestão, conforme exigido pela Anac.

Em nota, a Anac informou que os passageiros afetados pelos cancelamentos devem entrar em contato com a Voepass ou a agência de viagem responsável pela compra do bilhete para reembolso ou reacomodação em outros voos.

Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves e realiza voos comerciais para 15 cidades, além de fretamentos para duas localidades. A decisão de suspender as operações ocorreu após a empresa não resolver irregularidades encontradas durante a supervisão da agência, além de descumprir compromissos assumidos anteriormente para manter a operação dentro dos padrões de segurança.

Acidente 

O acidente aéreo que envolveu a Voepass, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), quando 62 pessoas morreram, levou a Anac a intensificar a fiscalização na companhia. Desde então, a agência tem acompanhado de perto as condições de operação e manutenção da empresa, com servidores presentes nas bases de operação e manutenção.

Em outubro de 2024, a Anac exigiu ações corretivas, como redução da malha aérea e maior tempo de manutenção das aeronaves, além de mudanças na administração e a execução de um plano para resolver as falhas identificadas. Porém, em fevereiro de 2025, após novas auditorias, a agência verificou que a empresa não conseguiu melhorar seu sistema de gestão e não cumpriu as exigências feitas. A reincidência de problemas anteriores e a falta de resultados no plano de correções geraram uma quebra de confiança na capacidade da Voepass de garantir a segurança das operações.

A Anac só permitirá a retomada das operações quando a Voepass demonstrar a capacidade de cumprir as normas de segurança estabelecidas

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.