A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina nesta sexta-feira (12) em todo o país. Para cumprir a meta do Ministério da Saúde, de imunizar 95% das crianças, ainda faltam ser vacinadas cerca de 2 milhões. As vacinas estão disponíveis em 35 mil postos espalhados pelo país. A campanha é voltada para as crianças com até 5 anos incompletos.
A vacinação seria encerrada no último dia 28, mas foi prorrogada para que a meta fosse cumprida. De acordo com o Ministério da Saúde, até ontem, 10,8 milhões de crianças haviam sido vacinadas contra a pólio e 8,7 milhões contra o sarampo, o que representa 85% e 79,8% do público-alvo, respectivamente.
A vacina contra a poliomielite deverá chegar a 12,7 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos. A medida tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos desde 1990.
Já a contra o sarampo é voltada para crianças entre 1 ano e 5 anos de idade incompletos. Devem ser vacinadas 10,9 milhões de crianças com a tríplice viral.
Para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação contra o sarampo ocorrerá posteriormente. O Ministério da Saúde já orientou as secretarias estaduais e municipais que evitem aplicar nessas crianças o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A iniciativa é uma medida de precaução, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses fornecidas pelo laboratório.
Os pais ou responsáveis que levarem as crianças aos postos de saúde serão perguntados sobre uma possível alergia ao leite de vaca. Caso a criança não tenha registro prévio de alergia, ela receberá a dose normalmente.
Santos
As policlínicas e unidades básicas oferecem a imunização até as 16 horas. A meta é vacinar 95% da população-alvo de poliomielite.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade de crianças imunizadas no município está em torno de 80%.
São Vicente
As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município, até as 16 horas.
Contra a paralisia infantil devem ser vacinadas 24.804 crianças. Já contra o sarampo, o objetivo é imunizar 19.598 crianças.