Para jornalista Carlos Monforte, não há espaço para terceira via nas eleições | Boqnews

Jornalismo político

12 DE ABRIL DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Para jornalista Carlos Monforte, não há espaço para terceira via nas eleições

Respirando política há quase meio século, o jornalista Carlos Monforte traça um triste cenário eleitoral. “Estou desacreditado da política”, lamenta

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“Eu sempre acreditei em uma terceira via. Alguém que pudesse levar para um plano mais intermediário, não na polarização que no final se encontra. Mas hoje estou completamente desacreditado da política”.

A frase do jornalista Carlos Monforte sintetiza sua análise sobre as eleições presidenciais de outubro.

Dessa maneira, após cerca de meio século de experiência no jornalismo político, durante anos ele foi o rosto da TV Globo em Brasília, em programas como Bom dia, Brasil, e na Globonews, do mesmo grupo.

Antes, porém, trabalhou no jornalismo impresso, com passagens por A Tribuna, de Santos, cidade onde nasceu, e O Estado de São Paulo.

Assim, trabalhando e residindo na capital do poder em Brasília, Monforte comparecia diariamente ao Congresso Nacional, conversando com políticos e servidores de todos os setores.

“Eu vivi política durante anos.  Praticamente morei dentro do Congresso”, relembra.

No entanto, ele lamenta o atual estágio da política nacional.

“Eu já vi muita coisa acontecer, mas lamento a polaridade horrorosa que estamos assistindo em detrimento do País”, enfatiza a respeito do cenário eleitoral de outubro.

Sangue nos olhos e continuar como está

Para Monforte, qualquer presidente a ser eleito, não “fará um governo centrado”.

“Afinal, um vem com sangue nos olhos e outro vai continuar como está. E a terceira via não tem voto, credibilidade, nem estofo para enfrentar estes dragões”, acrescenta.

“Eles (Lula e Bolsonaro) são políticos populistas e agem da mesma forma”, acrescenta.

Assim, indagado se este é o pior Congresso da história, Monforte dispara.  “O pior virá”, lamenta.

Dessa forma, com sua larga experiência e convivência na área política, o jornalista assinala que ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) estará fora do páreo presidencial.

“Todo mundo tinha esperança no Moro. Eu nunca tive”.

“E mesmo se fosse eleito, ele não iria durar três meses. O congresso o odeia. Em razão da Lava-Jato, ele trucidou os políticos. De Valdemar da Costa Neto (presidente do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro) ao tesoureiro do Lula, todo mundo o odeia”, ressalta.

Assim, Monforte participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje (12), onde falou sobre política nacional, Imprensa, meios de comunicação e o lançamento do seu primeiro livro O Papel do Jornalismo sem P@pel, da Editora Matrix.

Livro

Na obra recém-lançada em Brasília, Monforte aprofunda as discussões sobre o fim do meio impresso – algo que ocorre lentamente desde o final do século passado e tem previsão para encerrar em 2043, segundo estudiosos.

Dessa forma,  usando o trocadilho do próprio nome do livro, ele aborda qual o papel que o jornalista desempenha dentro deste cenário onde as redes sociais proliferam.

E assim, usuários se tornam divulgadores de notícias que, sem apuração, viram um espaço rico para proliferação das notícias falsas (fake news).

Favorável à abertura de investimentos de grupos estrangeiros em emissoras brasileiras, o autor também enfatiza a produção jornalística na televisão.

“A TV Globo faz o melhor jornalismo. A Band e a TV Cultura também se destacam”, explica sobre os canais abertos.

E ainda faz elogios também ao trabalho executado pela CNN, entre os canais jornalísticos da TV fechada, além da Globonews, do grupo Globo.

Além disso, no programa, ele relembra também a famosa entrevista com o então ministro Rubens Ricupero em 1994 e relembra passagens por Santos, no litoral paulista, do tempo dos bondes e do bairro da Ponta da Praia, onde morou.

Além disso, dos jogos históricos do Santos FC que assistia junto ao seu pai no estádio Urbano Caldeira para torceu pelo seu time do coração.

Aliás, cidade onde pretende rever em breve ao planejar fazer o lançamento do seu novo livro em data a definir.

Confira o programa completo 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.