Eduardo Campos morre em queda de aeronave em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Tragédia

13 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Eduardo Campos morre em queda de aeronave em Santos

Governador de Pernambuco e candidato à presidência da República, Eduardo Campos, foi confirmado como uma das vítimas que estava na Cessna 560XL, prefixo PR-AFA. Sete pessoas morreram na aeronave

Por: Com informações Folhapress
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Eduardo Campos era um dos sete passageiros da aeronave que explodiu em Santos na manhã de hoje

Eduardo Campos era um dos sete passageiros da aeronave que explodiu em Santos na manhã desta quarta-feira (13)

(atualizada às 16h07)

A suspeita se confirmou. A aeronave que caiu na manhã de hoje no bairro do Boqueirão, em Santos, trazia entre seus passageiros o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Ao todo, as sete pessoas que estavam no veículo morreram, sendo dois pilotos. Ele participaria de um evento em Guarujá, onde faria palestra por volta das 12h30.

O vôo saiu do Rio de Janeiro em direção à cidade litorânea pela manhã.  Campos cumpriria agenda em Santos com sua candidata a vice, Marina Silva (PSB), que não estava no voo.

Porém, em razão do mau tempo, as aeronaves não puderam descer na Base Aérea de Santos e tiveram que retornar aos aeroportos de origem. A informação é que o Cessna arremeteu devido ao mau tempo e logo depois a Base Aérea perdeu o contato. Explodiu quilômetros em um bairro populoso em Santos.

Lista de passageiros
– Eduardo Campos, candidado à presidência
– Alexandre da Silva, fotógrafo
– Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
– Geraldo da Cunha, piloto
– Marcos Martins, piloto
– Pedro Valadares Neto
– Marcelo Lira

Até o momento, nenhum corpo chegou ao IML de Santos. A expectativa é que eles sejam encaminhados ao IML de São Paulo para teste de DNA.

Além das sete vítimas fatais que estavam dentro do avião, outras cinco pessoas deram entrada na Santa Casa de Santos

Além das sete vítimas fatais que estavam dentro do avião, outras cinco pessoas deram entrada na Santa Casa de Santos

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), perto das 9h50 o piloto da aeronave informou que tinha pouca visibilidade para pousar no Guarujá e arremeteu a aeronave. Logo após, a torre perdeu contato com o avião –que tem capacidade para 12 pessoas, em configuração padrão.

A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente. O avião caiu sobre uma casa e invadiu um prédio em área urbana da cidade.Segundo moradores da região, o acidente aconteceu em um área residencial. Segundo relatos, a aeronave caiu ao lado de uma academia de ginástica e atingiu ao menos três imóveis. As cinco vítimas que estavam no Pronto Socorro Central de Santos sofreram ferimentos leves e já foram liberadas.

Na agenda do candidato estava programada a participação no Jornal Enfoque, a partir das 8h, na Santa Cecília TV, produzido pelo Grupo Enfoque, que edita o Boqnews.

No entanto, os compromissos que o candidato teve ontem no Rio de Janeiro concedendo entrevistas ao vivo ao Jornal Nacional, da TV Globo, e na Globonews, impediram que ele chegasse a tempo para participar da entrevista no programa hoje pela manhã.

Veja o mapa do acidente

mapadoacidente

Em razão do mau tempo, as aeronaves não puderam descer na Base Aérea de Santos e tiveram que retornar aos aeroportos de origem. A informação é que o Cessna arremeteu devido ao mau tempo e logo depois a Base Aérea perdeu o contato.

 

O presidente do PSB paulista, Marcio França, o substituiu e havia assegurado a vinda do candidato ao evento em Guarujá. Antes, porém, Campos daria uma entrevista coletiva à Imprensa e depois participaria do Santos Export, no Sofitel Jequitimar, com palestra programada para às 12h30. O evento, inclusive, foi cancelado após a confirmação da morte de Campos.

Repercussão

O prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa realiza coletiva de imprensa, neste momento, decretando luto oficial na Cidade durante três dias. “Nossa preocupação, no momento, é prestar toda a solidariedade e assistência aos familiares das vítimas e moradores da região atingida pela aeronave”.

A candidata a candidata a vice-presidência, Marina Silva (PSB), já está no local e dará entrevistas em breve.

Família
A mãe do candidato à presidência Eduardo Campos, Ana Arraes, passou mal ao ser informada, por volta do meio dia de hoje, da morte de seu filho.

Ministra do TCU (Tribunal de Contas da União), ela havia acabado de participar da cerimônia de posse do novo ministro da casa, Bruno Dantas, que terminou por volta das 11h40.

Ana está sendo atendida no serviço médico do Tribunal de Contas. A previsão é que ela deixe Brasília ainda hoje em direção a Pernambuco.

O presidente do Tribunal, ministro Augusto Nardes, vai decretar luto oficial na abertura da sessão ordinária prevista para hoje que ocorrerá sem a presença da ministra, nomeada para o cargo em 2011 quando era deputada federal.

A mulher de Eduardo Campos, Renata Campos, e os cinco filhos do casal estão reunidos na casa deles, no Recife, na tarde desta quarta-feira (13).

Renata chegou na manhã de hoje do Rio de Janeiro, onde acompanhou o marido na entrevista dada ao “Jornal Nacional”, da TV Globo, nesta terça (12).

Logo após a entrevista, ela pegou uma avião comercial para voltar pro Recife. O sobrinho de Campos Rodrigo Molina viajaria com o tio para o Guarujá, mas só não foi para acompanhar Renata.

Trajetória
O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Henrique Accioly Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) em um acidente aéreo em Santos, no litoral sul de São Paulo. Ele havia completado 49 anos no último dia 10 de agosto e fazia parte de um grupo político que integra a política pernambucana desde os anos 1950.

Economista formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), onde ingressou aos 16 anos, o político começou sua militância como presidente do Diretório Acadêmico da faculdade em 1985.

Dois anos depois, após se formar, recebeu um convite para fazer mestrado nos Estados Unidos, mas optou por passar à política tradicional como chefe de gabinete de seu avô –o então governador do Estado Miguel Arraes (1916-2005)–, que conheceu apenas aos 14 anos, quando Arraes voltou do exílio.

Em 1990, Campos deixou o PMDB junto com o avô e filiou-se ao PSB, elegendo-se deputado estadual pelo partido, controlado em Pernambuco por Arraes.

Foi ministro de Ciência e Tecnologia no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, mas deixou o cargo em 2005 para se lançar candidato ao governo de Pernambuco. Foi eleito no ano seguinte e reeleito com 83%, um dos maiores índices da história brasileira.

Leia também:

Os próximos passos sem Eduardo Campos
Com a morte de Eduardo Campos, o momento é de luto na política. Daqui a três dias, a campanha eleitoral deve recomeçar. Quais serão os próximos passos do PSB? Como fica Marina Silva neste cenário?

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.