Eduardo Cunha critica acordo entre governo e Senado | Boqnews
Foto: Divulgação

Oposição

11 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Eduardo Cunha critica acordo entre governo e Senado

Cunha disse que a tentativa de acerto corre o risco de ser um mero jogo para a “plateia”

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Cunha fez questão de ressaltar que não trabalha a favor de projetos da "pauta-bomba" e que o Senado, que segundo ele agora quer passar a imagem de defensor das contas públicas, tomou medidas em sentido contrário

Cunha fez questão de ressaltar que não trabalha a favor de projetos da “pauta-bomba” e que o Senado, que segundo ele agora quer passar a imagem de defensor das contas públicas, tomou medidas em sentido contrário

Diante da tentativa do Palácio do Planalto e da cúpula do Senado de isolá-lo politicamente, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou nesta terça-feira (11) as negociações travadas entre o governo e senadores afirmando que nenhum acordo irá prosperar sem o aval expresso dos deputados.

Lembrando que o sistema Legislativo brasileiro é bicameral -composto pela Câmara e pelo Senado-, Cunha disse que a tentativa de acerto corre o risco de ser um mero jogo para a “plateia”.

“É só preciso ter cautela com uma coisa: vivemos, pela Constituição, um sistema bicameral. Não vivemos um sistema unicameral. (…) [a exclusão da Câmara dos debates] É uma tentativa de passar uma imagem de que só existe o Senado e de que vai criar constrangimento para a Câmara. Não vai, isso é bobagem.”

Liderados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), senadores propuseram ao Planalto na segunda (10) um pacote de medidas para enfrentar a crise econômica. Enfraquecido politicamente, o Planalto encampou a ideia com o objetivo de estreitar as relações com Renan e tentar isolar Cunha.

O presidente da Câmara se elegeu para o cargo em fevereiro derrotando o PT e o governo. Desde então, vem patrocinando derrotas ao Palácio do Planalto. No mês passado, anunciou oficialmente o rompimento sob o argumento de que suspeitas contra ele nas investigações da Lava Jato têm o dedo do governo.

Incendiário

Cunha fez questão de ressaltar que não trabalha a favor de projetos da “pauta-bomba” e que o Senado, que segundo ele agora quer passar a imagem de defensor das contas públicas, tomou medidas em sentido contrário. Entre eles o reajuste dos servidores do Judiciário e a devolução da medida provisória que revê a política de desoneração da folha de pagamento.

“Quem não acabou a votação do ajuste fiscal até agora foi o Senado.”

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.