Candidatos que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 precisam ficar atentos: o prazo termina nesta sexta-feira (2), às 23h59 (horário de Brasília).
Entretanto, o candidato precisa fazer a solicitação online, na Página do Participante, usando o login do portal Gov.br. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo no dia 25 de abril
Por isso, além dos estudantes que se encaixam nos critérios de isenção, quem faltou às provas do Enem 2024 e deseja realizar o exame novamente sem pagar precisa justificar a ausência. Contudo, a justificativa também deve ser enviada pela Página do Participante, respeitando o mesmo prazo.
Quem pode pedir isenção
Segundo o MEC, têm direito à isenção da taxa os candidatos que:
Estão matriculados na 3ª série do ensino médio, em escola pública;
Concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Pertencem a famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadÚnico);
Participam do programa federal Pé-de-Meia.
Justificativa de ausência
O Inep aceita as seguintes justificativas para quem não compareceu ao Enem 2024:
Assalto ou furto;
Acidente de trânsito;
Morte na família;
Maternidade ou paternidade;
Mudança de domicílio para cuidar de familiar;
Prisão;
Emergência médica ou odontológica;
Trabalho ou compromisso escolar.
Essas situações precisam ter ocorrido nos dias de aplicação do exame (3 e 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024). Ademais, a comprovação documental é obrigatória.
Cronograma
O Inep vai divulgar o resultado da análise das justificativas e dos pedidos de isenção em 12 de maio. Se o pedido for negado, o candidato pode enviar um recurso entre 12 e 16 de maio. O instituto vai publicar o resultado final em 22 de maio.
Além disso, mesmo com a isenção aprovada, o candidato precisa se inscrever no Enem 2025 dentro do prazo oficial, que o edital ainda vai informar. Quem não conseguir a gratuidade terá que pagar a taxa de inscrição — o Inep ainda não definiu o valor. Em 2024, o custo foi de R$ 85.
Isenção em números
No Enem 2024, cerca de 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos foram isentos da taxa. O benefício é essencial para garantir a participação de estudantes de baixa renda no exame, que serve como porta de entrada para diversas universidades públicas e programas do governo.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.