A escolha de uma boa pré-escola não é tarefa simples. A nova fase representa mudanças, adaptações para os pais e, principalmente, para as crianças. Para que a transição seja o mais tranquila possível, é preciso relevar alguns aspectos fundamentais na hora da decisão final.
O convívio social, já que pela pouca idade não há a preocupação com a alfabetização, é um dos aspectos mais importantes. O contato diário com outras crianças desenvolve a sociabilidade e reforça a idéia de que a iniciação escolar nos primeiros anos de vida é uma boa opção.“Muitos pais se mostram inseguros na hora de matricular o filho na pré-escola. Se eles não estiverem certos de que é o melhor, eles passam essa insegurança para a criança”, diz a pedagoga Simone Noschese Villarinho, coordenadora pedagógica do ensino infantil e fundamental do Colégio Santa Cecília.
Analisar a linha pedagógica da escola é a primeira tarefa dos pais de primeira viagem. “No período da pré-alfabetização você precisa trabalhar o desenvolvimento cognitivo e motor. Quais são os projetos desenvolvidos e como o processo de alfabetização será inicializado são questões fundamentais ”, explica a pedagoga.
Os profissionais que trabalham na escola também representam um papel importante, por isso os pais precisam fazer as visitas durante o transcurso do horário escolar, para que possam observar o desempenho dos funcionários e professores. “Uma das questões que ajudou na escolha foi o fato de poder visitar a escola a qualquer hora. Algumas só permitiam a visita com horário marcado, o que dava a chance de se prepararem e se prevenirem de algum flagrante”, alerta a pedagoga Elaine Petito, que possui filhos matriculados em pré-escolas.
Instalações
O visual da escola não é o mais importante, mas a segurança é fundamental. Instalações limpas e bem conservadas precisam estar conciliadas com ambientes adaptados para a idade pré-escolar. Além de apresentarem um mobiliário adequado, as salas devem ser arejadas e atender ao número de alunos. “A altura dos lavatórios e dos vasos sanitários precisa ser adaptada para que a criança possa realizar a higienização pessoal”, diz Simone.
O ambiente de recreação, onde a criança poderá desenvolver atividades, também precisa ser analisado. É importante que a escola disponibilize um espaço coberto, para as atividades durante os dias chuvosos, e um descoberto, para que os alunos possam correr e brincar. “A criança não pode ficar o dia todo numa sala de aula. As atividades que fazem parte da linha pedagógica da escola também podem ser desenvolvidas em outros ambientes”, comenta a pedagoga.
Indicação
Conversar com pais de alunos é uma recomedação importante. Eles podem relatar o dia-a-dia da criança como, os tipos de atividades recreativas e pedagógicas que realizam e o relacionamento com os professores. “Eles falam muito mais do que qualquer coordenação de escola, que sempre vai querer mostrar um trabalho de primeira linha”, finaliza Villarinho.
14 DE NOVEMBRO DE 2008
Escolha Fundamental
A escolha de uma boa pré-escola não é tarefa simples. A nova fase representa mudanças, adaptações para os pais e, principalmente, para as crianças. Para que a transição seja o mais tranquila possível, é preciso relevar alguns aspectos fundamentais na hora da decisão final. O convívio social, já que pela pouca idade não há a […]