Escolha Fundamental | Boqnews

Nacional

14 DE NOVEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Escolha Fundamental

A escolha de uma boa pré-escola não é tarefa simples. A nova fase representa mudanças, adaptações para os pais e, principalmente,  para as crianças. Para que a transição seja o mais  tranquila possível, é preciso relevar alguns aspectos fundamentais na hora da decisão final.  O convívio social, já que pela pouca idade não há a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A escolha de uma boa pré-escola não é tarefa simples. A nova fase representa mudanças, adaptações para os pais e, principalmente,  para as crianças. Para que a transição seja o mais  tranquila possível, é preciso relevar alguns aspectos fundamentais na hora da decisão final. 

O convívio social, já que pela pouca idade não há a preocupação com a alfabetização, é um dos aspectos mais importantes. O contato diário com outras crianças desenvolve a sociabilidade e reforça a idéia de que a iniciação escolar nos primeiros anos de vida é uma boa opção.“Muitos pais se mostram inseguros na hora de matricular o filho na pré-escola. Se eles não estiverem certos de que é o melhor, eles passam essa insegurança para a criança”, diz a pedagoga Simone Noschese Villarinho, coordenadora pedagógica do ensino infantil e fundamental do Colégio Santa Cecília.

Analisar a linha pedagógica da escola é a primeira tarefa dos pais de primeira viagem. “No período da pré-alfabetização você precisa trabalhar o desenvolvimento cognitivo e motor. Quais são os projetos desenvolvidos e como o processo de alfabetização será inicializado são questões fundamentais ”, explica a pedagoga.

Os profissionais que trabalham na escola também representam um papel importante, por isso os pais precisam fazer as visitas durante o transcurso do horário escolar, para que possam observar o desempenho dos funcionários e professores. “Uma das questões que ajudou na escolha foi o fato de poder visitar a escola a qualquer hora. Algumas só permitiam a visita com horário marcado, o que dava a chance de se prepararem e se prevenirem de algum flagrante”,  alerta a pedagoga Elaine Petito, que possui filhos matriculados em pré-escolas.

Instalações
O visual da escola não é o mais importante, mas a segurança é fundamental. Instalações limpas e bem conservadas precisam estar conciliadas com ambientes adaptados para a idade pré-escolar. Além de apresentarem um mobiliário adequado, as salas devem ser arejadas e atender ao número de alunos.  “A altura dos lavatórios e dos vasos sanitários precisa ser adaptada para que a criança possa realizar a higienização pessoal”, diz Simone.

O ambiente de recreação, onde a criança poderá desenvolver atividades, também precisa ser analisado.  É importante que a escola disponibilize um espaço coberto, para as atividades durante os dias chuvosos, e um descoberto, para que os alunos possam correr e brincar. “A criança não pode ficar o dia todo numa sala de aula. As atividades que fazem parte da linha pedagógica da escola também podem ser desenvolvidas em outros ambientes”, comenta a pedagoga.

Indicação
Conversar com pais de alunos é uma recomedação importante. Eles podem relatar o dia-a-dia da criança como, os tipos de atividades recreativas e pedagógicas que realizam e o relacionamento com os professores. “Eles falam muito mais do que qualquer coordenação de escola, que sempre vai querer mostrar um trabalho de primeira linha”, finaliza Villarinho.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.