A produção de veículos automotores no Brasil registrou um aumento de 14,8% nos dois primeiros meses de 2025, atingindo 392,9 mil unidades. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Contudo, de acordo com a análise da entidade, parte desse crescimento é resultado da recuperação nas exportações logo no início do ano.
Além disso, a Anfavea destaca que o bom desempenho nas exportações está relacionado ao crescimento de 172% nos embarques para a Argentina no primeiro bimestre. No total, 76,7 mil unidades foram exportadas, um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 62% foram enviados para o país vizinho.
Portanto, no mercado interno, as vendas de veículos subiram 19%, totalizando 356,2 mil unidades nos dois primeiros meses de 2025.
Crescimento dos veículos importados
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, destacou o aumento da participação dos veículos importados, que atualmente representam mais de 21% do volume de vendas. “Desde 2012 não havia uma presença tão grande de modelos estrangeiros nas vendas. Ademais, grande parte desse crescimento se deve aos veículos não pertencentes ao Mercosul, especialmente os elétricos chineses”, afirmou Leite.
Veículos pesados em alta
O segmento de ônibus foi um dos que mais cresceu, com 3,7 mil unidades emplacadas e 4,3 mil produzidas, registrando aumentos de 50% e 11%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado. Por isso, a Anfavea explica que esse crescimento está relacionado às entregas dentro do programa Caminho da Escola e ao reaquecimento do transporte municipal.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.