Para quem gosta de viajar para conhecer culturas diferentes, vivenciar novas experiências, mas não quer gastar muito, os hostels (ou albergues) são ótimas opções de hospedagem. Já bastante difundidos no exterior, principalmente em tours pela Europa, este tipo de hospedagem chegou ao Brasil em 1961. Atualmente, cerca de 60 albergues são credenciados pela Federação Brasileira de Albergues da Juventude.
Na Cidade, destaca-se o Santos Hostel, que a cada ano se torna destino para quem vem a região seja por trabalho, turismo ou pelos mais diferentes motivos. Inaugurado em novembro de 2011, o proprietário Leandro Borges acredita que a mentalidade dos brasileiros referente a este tipo de acomodação vem se modificando ano a ano. “Ainda existe um preconceito, mas tem se tornado uma opção cada vez maior entre o público jovem e até mesmo famílias e pessoas da terceira idade. Muitos receiam pela segurança, mas ao se acomodar nestes locais pela primeira vez percebem que o clima é bastante seguro, além de descontraído”, comenta.
Aliás, a principal característica destes locais é a possibilidade de conhecer pessoas de todas as partes do mundo, criando amizades e vínculos pelos quartos a serem divididos e os espaços compartilhados como a cozinha, sala… Nesta semana, só para se ter uma ideia, quatro estrangeiros estão no local, sendo uma britânica, um português e dois colombianos, além de brasileiros. Santista e apaixonado pela cidade, Leandro, que também é produtor cultural e viajou bastante no exterior, constatou que faltava este tipo de hospedagem na região, por isso resolveu investir no hostel e não se arrepende.
O hostel santista é filiado à rede internacional e também ajuda as pessoas interessadas na escolha e reservas em outros hostels, tanto no país como para destinos internacionais. “Somos uma rede. Assim como nós somos indicados por muitos, também os indicamos e ajudamos a pessoa na reserva. A pessoa se sente mais segura com a escolha”, ressalta.
Carteirinha Internacional
Desde a última segunda-feira (2), as carteirinhas nacional e internacional foram unificadas. “Além disso, o valor para ter a carteira teve uma redução”, explica Leandro. Antes custava R$ 45 e agora passa a custar R$30.
Para quem é da região e deseja adquirir uma pode fazê-la online pelo site ou então fazer no próprio Santos Hostel sem nenhum custo adicional. A adesão traz benefícios aos viajantes, como descontos nas diárias e em passeios e lugares turísticos. Além disso, alberguistas com a carteira têm prioridade de reserva e hospedagem perante os que não a possuem.