A capital holandesa encanta pela beleza de sua arquitetura singular | Boqnews

Amsterdã

05 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

A capital holandesa encanta pela beleza de sua arquitetura singular

Amsterdã também impressiona pela capacidade de mobilidade urbana e pela liberalidade no estilo de vida de seus habitantes

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

amsterdanPlanejada para impedir os avanços do mar do norte da Europa, em razão da sua posição geográfica, a capital holandesa também passou a ser conhecida como a cidade mais importante da região dos países Baixos por ter sido considerado como o centro econômico do mundo no século 17, uma herança que forjou suas tradições culturais e na criação de um estilo arquitetônico próprio. Flores, formas e cores ressaltam os contrastes das edificações, erguidas em épocas distintas. Nas inúmeras veredas, avenidas e vias que se seguem às margens dos seus 165 canais, cortados por 1.200 pontes, belas casas e prédios com estilos imponentes remontam histórias e hoje dão espaço à cultura, ao entretenimento e ao diversificado comércio.

Para os visitantes, especialmente aos oriundos de caóticas cidades brasileiras, a capacidade de mobilidade urbana chama a atenção. Ao contrário do que estamos acostumados a ver, a bicicleta é o principal veículo de transporte utilizado pelos moradores de Amsterdam. Gente de todas as idades tem à disposição uma ampla e segura malha cicloviária, estendida por toda a cidade. Para uma população de pouco mais de 800 mil habitantes, estima-se a existência de 600 mil bicicletas, um fato que assegura baixíssimos níveis de poluição do ar e ajuda a evitar a ocorrência de graves acidentes de trânsito. O uso de carros também é desestimulado pela existência do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Composições percorrem as principais vias da capital holandesa, garantindo conforto e pontualidade aos usuários.

Quem preferir, ainda há a opção de deslocamento por meio de embarcações, próprias ou coletivas, que trafegam em linhas regulares pelos canais. O sistema permite agilidade nos deslocamentos e, de quebra, oferece ainda uma visão privilegiada e encantadora das residências e jardins situados às margens.

Artes e liberalidade 

Amsterdam também é sinônimo de arte e da boa comida. Referências dos pintores Van Gogh e Rembrandt se integram à paisagem da cidade, nos museus e feiras, em meio aos produtos artesanais e dos tradicionais queijos e doces holandeses. Aos amantes da boa cerveja um lugar especial está reservado: o museu da cervejaria Heineken, onde é possível conhecer a história, interagir e degustar uma das cervejas mais apreciadas do mundo.

A cidade é pioneira na aceitação do uso moderado da maconha, encontrada nos muitos coffee shops espalhados por vários pontos. Esses locais não compartilham a venda de bebidas alcoólicas, porém oferecem uma ampla gama de produtos comestíveis,como balas e bolos, kits de acessórios para usuários e souvenires alusivos ao consumo da cannabis.

Mas é a noite que a capital holandesa surpreende revelando sua outra face. Na Red Light District, a rua das luzes vermelhas, a cidade reserva espaço ao erotismo para o convívio harmonioso entre turistas e amantes do sexo, que encontrar no lugar lojas, casas de shows e museus dedicados ao tema. Amsterdã é um lugar bonito e surpreendente, para visitar e, sobretudo, para admirar sua particular beleza.

P12-OK

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.