Centro de Santos: Caminhos da história | Boqnews
Foto: Nando Santos turismo no Centro Histórico

Turismo

26 DE JANEIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Centro de Santos: Caminhos da história

Passeios a pé promovem imersão ainda maior na história da Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Praias, os jardins da orla, belezas naturais, a vida noturna agitada… Santos oferece variados atrativos para o visitante. Além do tradicional passeio com a Linha Conheça Santos, que a bordo de um ônibus seletivo leva a diferentes pontos da Cidade, o turismo em Santos tem uma alternativa interessante para os entusiastas de uma boa caminhada.

Trata-se das walking tours, ou caminhadas históricas, que promovem o passeio de grupos pelo Centro Histórico para conhecer riquezas santistas com detalhes.

A necessidade de unir caminhada e reflexão a conhecimentos sobre o bairro foi o que motivou a criação desses passeios, realizados há nove anos pela agência Caiçara Expedições.

Os passeios, feitos mediante agendamento prévio, costumam exigir mínimo de dez visitantes por grupo, com limite de 25 a 45 visitantes.

Além disso, a personalização de roteiro sob medida visa ampliar ainda mais a experiência turística. Confira algumas opções que envolvem o Centro.

Resgate

 

Passeios guiados despertam conhecimento nos mais variados públicos. Foto: Divulgação/Caiçara Expedições

 

Para uma volta ao passado, um passeio com duração aproximada de cinco horas explora todos os detalhes do Centro Histórico.

Os horários de início e fim da viagem precisam ser combinados previamente.

As paradas incluem o bonde; Outeiro de Santa Catarina; Casa do Trem Bélico; Igreja do Rosário; Conjunto do Carmo; Palácio José Bonifácio e muito mais.

Por outro lado, a opção noturna dura cerca de três horas.

Rota do Café

 

Museu do Café

A história de Santos e da cultura do café estão entrelaçadas. Foto: Divulgação/Rogério P.D.

 

Os amantes de café podem conhecer um pouco mais sobre a Cidade que já foi a maior praça de comercialização da bebida.

A visita inclui a Bolsa do Café; Casa da Frontaria Azulejada; o tradicional e centenário Rei do Café, além do Café Carioca, que completou 80 anos em 2019, e também a Estação do Valongo.

Ao longo do século XX, o café foi o responsável por importantes mudanças na Cidade, inclusive com o surgimento e desenvolvimento do Porto, que anteriormente tinha o açúcar como principal produto em circulação.

Protetora

 

Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira santista. Foto: Arquivo

 

Para conhecer o Monte Serrat, abrigo da padroeira de Santos, a opção mais tradicional é subir de bondinho.

Entretanto, há a alternativa também pela subida pelos mais de 400 degraus das escadarias do bairro.

A história da padroeira, trazida por espanhóis, remete ao Brasil Colonial. Em meados do século XVII, a região das vilas de Santos e São Vicente era alvo constante de invasões piratas.

Em fevereiro de 1615, segundo informações do portal Memória Santista, a Vila de Santos foi invadida por corsários holandeses. A população buscou proteger-se no morro, pedindo proteção à Nossa Senhora.

Um temporal levou a uma avalanche de pedras, em uma situação que ficou conhecida como o primeiro milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat.

Este passeio tem início às 9h e termina às 13h. Além de desfrutar de uma vista panorâmica que abrange também as cidades de Cubatão, Guarujá e São Vicente, há uma breve encenação do grande milagre.

Quilombo

 

Monumento Major Quintino de Lacerda eterniza um dos maiores líderes da raça negra. Foto: Divulgação/Caiçara Expedições

 

Partindo do Posto Portal de Santos, perto da Santa Casa, o passeio pelo local onde existiu o Quilombo do Jabaquara aborda a resistência da população negra. E, além disso, busca valorizar a história e cultura da população.

São cerca de duas horas e meia de imersão. Destaque para o monumento de Quintino de Lacerda, ex-escravo, herói abolicionista e primeiro vereador negro do País.

Público prestigia

Todas as visitas são guiadas por um profissional credenciado.

Os passeios não possuem restrição de idade. Já os valores podem variar de R$ 30 a R$ 200 por pessoa, dependendo do pacote adquirido. Renato Marchesini, gestor de projetos da agência, indica que aproximadamente 1.600 pessoas já participaram de algum passeio pela cultura e história de Santos.

Ainda segundo ele, a procura abrange todos os públicos, mas é maior entre os estudantes e os apreciadores de História, Arte, Cultura e Arquitetura.

Para reservas e mais informações, os canais disponíveis são site www.caicaraexpedicoes.com, telefone (13) 3466-6905, ou e-mail [email protected].

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.