A 38ª Festa de San Gennaro, uma das mais tradicionais da capital paulista, começa neste sábado (10) no bairro da Moóca, localizado na zona Leste de São Paulo. O evento ocorre na Paróquia San Gennaro (Rua San Gennaro, 160) em homenagem ao santo – ou São Januário – como também é conhecido no Brasil, que foi um jovem diácono da cidade de Miseno, na região de Campânia no sul da Itália.
Segundo a Igreja Católica, ainda jovem, graças as suas atitudes de fé e caridade, foi conduzido ao cargo de bispo da cidade de Benevento, próximo a Nápoles. San Gennaro é conhecido no mundo inteiro pela liquefação de seu sangue que foi recolhido quando ocorreu sua morte.
O evento prossegue durante os próximos quatro finais de semana dos meses de setembro e outubro. Toda a arrecadação irá para as obras assistenciais mantidas pela paróquia.
Em mais de cinco mil metros quadrados, a festa agrada paladares dos amantes da culinária italiana. Em todas as 23 barracas, serão servidas comidas típicas como fogazza, canolli, sfogliatelle, macarronada com calabresa, pizzas, polenta, favos, doces caseiros e bebidas.
Dentre a programação festiva, a Banda Felice Italia diverte o público, comandada pelo maestro Feliciano Motta. A atração especial da festa são Os Três Tenores Brasileiros. O trio é formado por Armando Valsani, Nino Valsani e Francisco Romanel, além dos cantores Paulo Spartani, Lígia Záccaro e Bruna Rodrigues.
Unificação Italiana
A Igreja de San Gennaro promove também um ato solene para homenagear os 150 anos da Unificação Italiana. O evento ocorre no sábado (17), às 17 horas. A celebração consiste no descerramento de uma placa alusiva à data e a inauguração de uma exposição sobre a vida e a obra de Giuseppe Garibaldi, casado com Anita Garibaldi, um dos heróis da unificação italiana.
Segundo historiadores, a Unificação italiana fora alcançada depois de uma luta de quase 30 anos, entre 1831 e 1861, e contou com a participação das mais diversas personalidades culturais daquela época, como Giuseppe Mazzini. Dentre as atrações, haverá programação religiosa com duas missas para comemorar o Dia de San Gennaro no próximo dia 19, às 12h15 e 20 horas.
A Igreja San Gennaro cuida da manutenção da creche Menino Jesus, que atualmente abriga 50 crianças de dois a quatro anos de idade. Além disso, dá assistência para 80 famílias carentes devidamente cadastradas e acompanhadas por integrantes da comunidade.
Segundo o padre Claudiomiro Bispo, os planos são reformar e ampliar a creche a fim de dobrar a capacidade e passar a atender 100 crianças.
Serviço
Os ingressos custam R$ 40,00 (sábados) e R$ 25,00 (domingos), por pessoa, com direito a um prato de spaghetti, dois pedaços de pizza, antepasto e pão italiano, além do show musical e da participação em sorteios de brindes oferecidos pelos patrocinadores.
A festa abre todos os sábados das 20 horas até a meia-noite, e aos domingos, das 19 às 23 horas. Informações pelo telefone (11) 3209-0089, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, ou pelo site www.sangennaro.org.br.