O turismo de aventura é um dos segmentos de maior crescimento no País e no mundo, atualmente. É por meio dele que as belezas naturais brasileiras permitem a realização de diversas atividades em variados destinos turísticos. A Parque Aventuras, única empresa a participar do Programa Aventura Segura, para certificação, junto ao INMETRO de suas atividades, especializou-se neste segmento e disponibiliza inesquecíveis passeios pelo Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), com o auxílio de condutores treinados. e vem realizando de maneira contínua o aprimoramento do seu sistema de gestão de segurança.
Com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueoló-gicos, paleontológicos, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) é um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil. Localizado no sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, Petar foi criado por um decreto, em 1958 (Governo do Estado de SP), com 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada. Na década de 90, tornou-se um dos locais perfeitos para a prática de alguns esportes radicais, como espeleo, rappel, bóia cross, cascading, bike e, de algumas atividades, como educação ambiental e fotografias.
Os visitantes surpreendem-se com as milhares de espécies de aves, mamíferos de grande porte, como pacas, antas, bugios, e muitas espécies de bromélias, orquídeas, palmito juçara que habitam o local, além de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.
Somente 12 cavernas do Petar estão abertas à visitação – entre as quais, Cavernas de Santana, Água Suja, Morro Preto, Couto, Cafezal, Alambari de Baixo e Ouro Grosso. As cavernas existentes são uma atração à parte e oferecem vários níveis de desafios: há desde cavernas com enormes rios, escaladas, mergulhos e rappéis à cavernas com estruturas turísticas, escadas, passarelas e pontes.

Há também mais de 20 cachoeiras, algumas com até 50 metros de altura. Há algumas cachoeiras subterrâneas, escondidas no interior das cavernas, como a Cachoeira da Caverna da Água Suja, pequena, mas que é extremamente convidativa à um banho na escuridão.
No total, são quatro tipos de roteiros (de um dia e dois dias), dos quais dois são inéditos: o fotográfico e o Duck e Boia – Acqua Ride. Roteiros para mais de três dias necessitam de agendamento com bastante antecedência para fornecimento da programação de passeios.
Pacotes
Para o próximo feriado de 12 de outubro, a Parque de Aventuras reserva programação especial de três dias. Em 10 de outubro, será realizada a trilha do Betary, além de passeios pela Caverna da Água Suja, Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira do Betarizinho. No dia seguinte, será a vez de passar pelas Cavernas de Santana, do Morro Preto, além da Cachoeira do Couto e Caverna do Couto. Em 12 de outubro, o passeio acontecerá junto à Caverna do Alambari de Baixo e Bóia Cross no Rio Betari. A programação está sujeita à alteração, de acordo com as condições climáticas, capacidade de carga das cavernas e físicas do grupo. Estão inclusos no pacote: monitoria, entrada no parque, capacete com lanterna e pilhas, bóia cross Nível 1 e seguro para as atividades.
Mais informações pelo site www.parqueaventuras.com.br, e-mail info@parqueaventuras .com.br ou telefone (15) 3556-1485. A agência de Monitores do Petar – Parque de Aventuras fica na Estrada SP 165, km 13, Bairro da Serra – Iporanga – SP. Os custos por pessoa variam de acordo com a quantidade de visitantes no grupo (é permitido juntar o visitante com outros para se formar um grupo de até oito pessoas).