A trajetória de vida de Edson Arantes do Nascimento, que o esporte imortalizou como Pelé, o ‘atleta do século 20’, impressionou dez estudantes de Dallas (EUA), que ontem encerraram a estadia de três semanas no país, duas delas em Santos.
Hospedados na Arena Santos, os jovens da Coppell Hight School, todos entre 16 e 17 anos, também se surpreenderam com a receptividade encontrada em todos os locais visitados e até participaram de um churrasco na casa de um morador local, que conheceram na praia.
Eles treinam futebol de campo e de salão na escola City Futsal, responsável por trazê-los ao país para integração e amistosos com a A.A. Portuários, Portuguesa Santista e Santos Futebol Clube, entre outros. Para Steven Tower, o mais importante foi conhecer a vida de Pelé, transformada pelo esporte, enquanto Marcelo Gaitan ficou impressionado com a quantidade de peças, entre elas troféus, guardadas durante tantas décadas.
Robin Coens associou a importância do ‘Rei’ ao fato de ter seu acervo em um prédio com quatro andares – o segundo bloco é para interatividade e administração -, enquanto Scott Simigian elogiou o tema da exposição e a curadoria. Para Andrew Grimmer, o destaque ficou mesmo com os santistas. “Fomos muito bem recebidos e gostei muito de como as pessoas nos trataram”, disse a Solange Mariel. Diretora de administração e gerente de programas da City Futsal, ela atuou como intérprete junto com Eduardo Jenner, responsável pela assessoria técnica, em Santos.
O grupo passou uma semana em São Carlos.