Interessados em fazer intercâmbio para outro país têm a oportunidade de conhecer roteiros para 20 países, com 130 oportunidades para todas as faixas etárias.
Isso será possível graças à realização do Expo Intercâmbio, que ocorrerá no sábado (10), das 14 às 18 horas, no Bourbon Santos Convention Hotel (Av. Marechal Floriano Peixoto, 42, no Gonzaga).
Com entrada franca, o evento contará com apresentações de ex-intercambistas, além de exposição de empresas participantes.
Responsável pelo evento, o turismólogo Rodrigo Collaro, explica que o evento será o primeiro realizado em Santos, no litoral paulista.
“Hoje existem programas para famílias, que aproveitam as férias e aprendem um novo idioma”, explica Collaro.
Ele participou do Jornal Enfoque desta quarta (7), quando falou sobre o evento e analisou o mercado.
“Hoje existem intercâmbios de uma semana até outros por um período mais longo”, enfatiza.
Atualmente, o Canadá, Dubai e Austrália estão entre os países mais procurados pelos intercambistas.
Collaro explicou também que a despeito da pandemia ter ampliado o volume de cursos on line, nada substitui a oportunidade presencial.
“Eles (cursos on line) não substituem totalmente a experiência do intercâmbio”, explica Collaro, ele próprio um ex-intercambista.
Empregos
Morando em Vancouver, no Canadá, Collaro reconhece que brasileiros que têm dupla cidadania com algum país europeu tem maior facilidade de acesso a empregos em outras nações, como Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, por exemplo.
Durante o programa, ele também falou sobre ataques xenofóbicos que estão ocorrendo, especialmente na Europa, como em Veneza (Itália), Amsterdã (Holanda) e na Espanha.
“Estas ondas contra turistas mostram que faltam políticas públicas de turismo nestas localidades para as pessoas entenderem a importância na economia local”, salienta o especialista.
Ele atuou como diretor de planejamento de Caxias do Sul (RS) onde se deparou com situação semelhante na ocasião em relação aos moradores.
“Fizemos ações para que a população conhecesse os roteiros turísticos da própria cidade”, explica.
Aliás, sobre o Brasil, ele reconhece que o País não promove suas belezas como deveria.
“Temos atrativos turísticos únicos, que poderiam ser melhor aproveitados”, destaca.
Assim, o especialista aponta que o Brasil tem pontos turísticos únicos que merecem ser mais valorizados, como as Cataratas do Iguaçu, Pantanal e Amazônia.
“As praias são destaque em vários pontos turísticos no mundo. Mas nossas belezas naturais só existem aqui. Infelizmente, não somos promotores do turismo”, reconhece.
Confira o programa completo
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.