Com 34 quilômetros de belas praias, Fortaleza é – há anos – um dos principais destinos turísticos do Nordeste e em junho se transformará em uma das 12 sedes da Copa do Mundo.
Para quem for acompanhar algum dos seis jogos que acontecem na capital do Ceará, a dica é conhecer também o parque temático Beach Park, em Aquiraz, na Região Metropolitana, que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano.
Algo que não pode ficar de fora para quem gosta de atrações culturais é conferir a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatro, shows, cinemas, museus e até mesmo bares. Só a arquitetura do local já compensa o passeio.
A 11 quilômetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia – as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo além do pargo assado no sal grosso, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e animação.
A avenida Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar são atrações que também merecem estar no roteiro.
Gastronomia
Outro ponto forte é a deliciosa comida típica. Se a opção for provar uma lagosta ou outros frutos do mar o endereço é a praia de Curuípe, onde aportam as jangadas. A comida do sertão, com direito a baião de dois e carne de sol, é encontrada nos bairros de Varjota e Aldeota.
As tapiocas podem ser apreciadas no Centro das Tapioqueiras, em Messejana. Basta esolher a barraca e o recheio. São mais de 60 tipos à venda no local. Na ala doce, figura a cartola, recheada de queijo de coalho, banana, leite condensado e canela. Também não podem faltar as casas noturnas que contam com dezenas de humoristas, marca registrada do Ceará.
Estádios
A capital possui dois estádios: o Governador Plácido Castelo, o Castelão, e o Estádio Municipal Presidente Vargas. O Castelão foi modernizado e ampliado para receber seis jogos do Mundial, incluindo Brasil x México.