Ilha Diana é nova opção do ecoturismo e gastronomia | Boqnews

Santos

15 DE MAIO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Ilha Diana é nova opção do ecoturismo e gastronomia

A comunidade pretende fisgar os turistas e os santistas que ainda não conhecem seus encantos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ecoturismo e gastronomia. É com esta mistura que a comunidade da Ilha Diana pretende fisgar os turistas e os santistas que ainda não conhecem seus encantos. Os moradores da pequena vila de pescadores, na Área Continental, estão preparando passeios monitorados ao local, um recanto exótico e repleto de beleza naturais.

Partindo do atracadouro atrás do prédio da Alfândega, no Centro Histórico, os visitantes podem avistar durante o trajeto, de aproximadamente 30 minutos, o porto e o Monte Serrat. É possível também admirar aves e peixes pelo acesso à ilha. Na chegada, os visitantes são recepcionados com café da manhã e, em seguida, tem início a visita monitorada.

No tour pela comunidade, os visitantes podem conhecer um refúgio tipicamente caiçara: tranquilidade, construções simples, vasta vegetação, ausência de elementos urbanos e costumes preservados, como a confecção artesanal de redes para pesca. A visita segue com um passeio pelo Rio Diana.

A bordo de uma pequena embarcação, os passageiros podem observar a flora, onde predominam os mangues branco e vermelho, e uma infinidade de caranguejos, peixes, moluscos, aves e mamíferos. É possível também acompanhar a extração de mariscos, realizada pelos próprios moradores.

O passeio termina na hora do almoço, quando os visitantes, de volta à ilha, saboreiam o melhor da comida caiçara, com pratos à base de pescados e ingredientes naturais.

Informações
– O passeio é feito apenas em grupos, com no mínimo 15 pessoas.
– O roteiro completo custa R$ 75,00 por pessoa, e incluiu o café da manhã e almoço. Bebidas e sobremesas são cobradas à parte. Crianças até 5 anos não pagam.
– As reservas podem ser feitas pelos telefones 99741-8690 (Patrícia) ou 99757-6725 (Grasiela).

Renomado chef de cozinha capacita comunidade
Um turista que visita Salvador deseja experimentar o acarajé; o que vai à Minas quer comer feijão tropeiro; já aquele que vai a Goiás se serve de arroz com pequi. E em Santos, o que o turista desejaria degustar? A resposta está na ponta da língua do chef Eudes Assis: culinária caiçara! Com esta convicção, o renomado cozinheiro desembarcou na Ilha Diana, nesta terça-feira (13), para passar um pouco de suas técnicas a um grupo de moradores.

No centro comunitário, Assis contou um pouco de sua história: a trajetória de um lavador de pratos de Boiçucanga, que estudou gastronomia na França, até cozinhar no El Bulli, na Espanha, considerado o melhor restaurante do mundo por quatro anos consecutivos.

Atualmente, Eudes vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no exterior por usar em seus pratos elementos da culinária caiçara. “Tem tudo a ver com a Ilha Diana. Além dos ingredientes naturais, os pratos representam a nossa identidade”.

Após a palestra, todos foram à cozinha para preparar peixe azul-marinho, bolinho de taioba, arroz lambe-lambe e pirão de banana verde. Os pratos fazem parte do cardápio oferecido nas visitas monitoradas. A iniciativa tem apoio da prefeitura, Senac, Grupo Mendes e Embraport.

Depoimentos
“A história do chef Eudes Assis é uma inspiração para todos nós, pois a origem dele é exatamente igual a nossa”, Silvia Helena de Souza Lima, pescadora, 49 anos

“As dicas que recebemos hoje vão deixar os pratos ainda mais gostosos. Os visitantes vão adorar”, Sidnei Fernandes, pescador, 49 anos, único homem no grupo de moradores a participar da oficina.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.