O mês de abril será ótimo para quem gosta de viajar por conta de dois feriados que cairão durante a semana. Na Páscoa, marcada para o primeiro final de semana do mês. Já o segundo comemorará Tiradentes, no dia 21, uma terça-feira.
Uma boa opção para estes feriados que – em muitos casos – acabam emendando com o final de semana será pegar a estrada para se hospedar em cidades do interior de São Paulo que proporcionam – além de curtas viagens – tranquilidade e descanso para fugir da agitada e estressante rotina.
A 60 quilômetros da capital, São Roque é uma das estâncias turísticas mais charmosas do Estado de São Paulo. Com bela paisagem serrana, o município é ótimo para ir com a família, em casal ou com uma turma boa de amigos. Conhecida pela rota dos vinhos, a alcachofra, pela estação de ski e, principalmente, por oferecer boa infraestrutura hoteleira, com diversificadas opções de pousadas, a cidade se torna uma excelente opção para quem está em busca do clima tranquilo de interior.
Outro município bastante acolhedor é Monte Alegre do Sul, um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais no Estado de São Paulo. Próximo de Serra Negra e Pedreira, a cidade é bastante tranquila e oferece opções diversificadas. O Balneário Municipal, aberto de quarta a sexta-feira, das 14h30 às 20h, sábado, das 9h às 12h e das 15h às 19h, domingo das 9h às 12h. No local, encontra-se sauna úmida e seca, banho de imersão, banho de chuveiro e ducha escocesa. A cidade também é conhecida pelos mais de 50 alambiques que produzem pinga e vinho artesanalmente, além dos licores.
Cunha, também no interior paulista, é outra boa pedida. De Santos, são cinco horas de viagem. Localizada quase na divisa com o Rio de Janeiro, a cidade, que fica em áreas de planalto e serras, proporciona, além de suas belas paisagens, um clima agradável. Considerada estância climática, o município é – em área – o 11º maior do estado de São Paulo, com 1.407,172 km².
E é dentro deste grande território que está localizada uma das sedes do Parque Estadual da Serra do Mar. A dica é ir bem cedo para aproveitar as belezas naturais e aproveitar os dias de calor antes do inverno chegar. A primeira parada para banho fica bem pertinho do estacionamento e a água – gelada – refresca crianças e adultos.
São diversas cachoeiras pelo parque. Trilhas abrem caminho para as mais distantes. Passeio indispensável é conhecer também o lavandário, aberto a partir das 10 horas até o por do sol às sextas, sábados, domingos e feriados.
