Ponto turístico de Santos, o Palácio Saturnino de Brito estará fechado nos dias dos jogos da seleção brasileira. A visitação retoma o horário normal de funcionamento (11 às 17 horas), com decoração alusiva ao campeonato mundial.
Sede da Sabesp no Centro de Santos, o Palácio já recebeu nos últimos quatro anos de visitação pública mais de 15 mil pessoas das mais diversas localidades. Para envolver moradores e turistas ao clima da Copa do Mundo de Futebol, permanecerá exposta no acervo até o final desta competição (13 de julho), além da história do saneamento na Baixada Santista, uma decoração alusiva às 32 seleções que participarão dos 64 jogos entre a fase de grupos e a grande final.
Um dos pontos no trajeto do Bonde Turístico da Cidade, as visitas no Palácio acontecem sempre de terça a domingo, das 11 às 17 horas. Excepcionalmente nos dias dos jogos da seleção brasileira – dias 12, 17 e 23/6 – a atração turística não abrirá. O expediente volta ao normal no dia seguinte aos jogos do Brasil.
Acervo do Saneamento da Baixada
A construção do Palácio Saturnino de Brito é do início do século XX e no local é possível conhecer os projetos do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito para a construção dos canais de drenagem de águas pluviais de Santos e as primeiras estruturas para esgotamento sanitário e abastecimento de água na região.
Entre os atrativos, a escadaria com degraus e corrimão confeccionados em puro mármore nacional; o vitral denominado “Os Bandeirantes”, que representa a subida dos bandeirantes pela Serra do Mar; e a iluminação do saguão por meio de uma cúpula, também de vitral, no qual está destacado o escudo do Estado de São Paulo.
Do passado ao presente, uma sala interativa sobre o Programa Onda Limpa – maior empreendimento de recuperação ambiental do litoral do País – apresenta as obras já realizadas por este programa que busca, até o final desta década, universalizar a cobertura das redes de coleta de esgoto das nove cidades da Baixada Santista, mantendo o tratamento a 100% do coletado.
A visitação ao acervo é monitorada por guias turísticos bilíngues. Grupos e escolas podem agendar visitas por meio do telefone (13) 3201-2657. O endereço é Avenida São Francisco, 128. A entrada é gratuita.