Há quem prefira simplesmente pegar um ônibus com destino ao Sambódromo de São Paulo, no Parque Anhembi ou à Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, para desfilar na escola vencedora ou assistir os desfiles das melhores agremiações e voltar para casa.
A apoteose paulista, neste ano, acontece sexta-feira (27) e a carioca entre os dias 27 e 1º de março, o que segundo a diretora da agência de turismo Transmar, Marilda Ferreira Bueno, possibilita a venda de pacotes de viagens que incluem outros atrativos. “Para São Paulo, podemos vender só o ônibus, mas para o Rio de Janeiro trabalhamos com pacotes que incluem ingresso do dia escolhido, city tour pelo Corcovado e Pão de Açúcar, hotel e ônibus”.
Segundo a diretora, os foliões que querem conferir a festa na capital paulista farão uma espécie de “bate-volta”, saindo de Santos às 18 horas e voltando somente quando o desfile terminar. “Quem comprar o pacote para São Paulo, que custa R$ 150,00, terá direito ao transporte e ao ingresso, mas podemos vender só a passagem. Com relação ao retorno, É possível que o ônibus chegue aqui no domingo de manhã”.
Marilda afirma que os pacotes para o Rio de Janeiro não sofrerão alterações de preço caso o folião decida viajar na última hora. “Os preços não serão reajustados, no entanto, existe o risco de não encontrar mais lugar no ônibus. Geralmente estas excursões são feitas em grupo e no ano passado, tínhamos bastante lugar até a quarta-feira de cinzas. Hoje já vendemos 35 lugares na excursão para o Rio, sendo que falta mais de uma semana para a apoteose”.
Conforme o responsável pela agência LF Turismo, Francisco Azzus, o público que costuma ir ao desfile é variado, mas fiel. “Têm desde jovens a pessoas de idade, mas a maioria costuma ir todos os anos e já começa a comprar os ingressos em dezembro”.
A empresa oferece pacote para a Praça da Apoteose, mas Azzus explica que as vendas estão esgotadas. “Se surgir um grupo de mais seis pessoas podemos fechar outro mini-camarote na pista. O risco é que muita gente deixa para decidir se vai ou não depois que sai o resultado da apuração e pode não conseguir pacote para viajar”, adverte.