“Relicário da natureza”, cidade paranaense atrai brasileiros e estrangeiros | Boqnews

Foz do Iguaçu

04 DE ABRIL DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

“Relicário da natureza”, cidade paranaense atrai brasileiros e estrangeiros

Região atrai pela exuberante beleza natural e pelos vários atrativos oferecidos aos visitantes

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Elevada à condição de patrimônio natural da humanidade pela Unesco, a região que abriga o Parque Nacional do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira envolvendo o Brasil, Argentina e Paraguai, hoje está consolidada como um dos principais destinos do turismo internacional. Quer pela exuberância das inúmeras de quedas d’água que fazem das Cataratas um dos mais belos espetáculos naturais do mundo, quer pela excelente infraestrutura hoteleira oferecida, visitantes oriundos de vários países, cada vez em maior número, têm à disposição grande diversidade de atrativos.

As muitas opções incluem passeios nas reservas naturais brasileiras e argentinas à impressionante visão das barragens da usina hidroelétrica binacional de Itaipu, aos marcos das três fronteiras, variedades gastronômicas e às tradicionais compras de produtos importados no duty free de Puerto Igazú, no lado argentino, ou ainda no agitado comércio paraguaio de Ciudad del Este, paraíso dos sacoleiros do outro lado da Ponte da Amizade.

A visita aos parques nacionais é quase que obrigatória, por isso recomenda-se o uso de roupas confortáveis e repelente de insetos, pois as caminhadas são longas em meio à mata nativa, que reúne grande diversidade de plantas e animais, especialmente os pássaros que habitam o lugar.

Do lado brasileiro, um ônibus especial liga os principais pontos do parque, com paradas que permitem percorrer trilhas ecológicas, avistar as quedas d’água ou utilizar embarcações que se aventuram no leito do Rio Paraná e se aproximam das cataratas.

Às crianças e aos amantes da natureza um outro lugar também diverte e impressiona: o Parque das Aves, um centro de conservação que serve de abrigo e preservação de várias espécies de pássaros, muitas delas ameaçadas de extinção. Além dos viveiros para a recuperação e à reprodução de aves, o lugar reserva trilhas onde é possível o contato direto com os animais. Igualmente exuberante e preservado, o Parque Nacional Igazú, na Argentina, permite uma visão privilegiada das cataratas, por meio de trilhas que permitem chegar próximo das principais quedas d’água, até a mais volumosa, conhecida como Garganta do Diabo.

Foco no Brasil
A região também oferece muitos outros atrativos, que tornam a permanência interessante e divertida. Quase que obrigatória, a visita à Usina Hidroelétrica de Itaipu é um dos passeios que não pode ser dispensado. Utilizando um ônibus double deck, os locais liberados aos visitantes permitem uma visão impressionante das barragens e do grandioso sistema de geração de distribuição de energia, uma obra grandiosa considerada como um dos maiores feitos da engenharia brasileira.

No lado brasileiro também é possível conhecer um curioso templo budista, com estátuas gigantes, ou saborear o melhor da gastronomia árabe, em restaurantes mantidos por representantes da expressiva colônia existente naquela região, como o Castelo Libanês; ou na pitoresca loja de doces localizada ao lado da imponente mesquita erguida na cidade. De segunda a sábado, o visitante pode apreciar o show latino-americano, reunindo músicas e danças típicas dos países que compõem as três fronteiras, no jantar promovido pela Churrascaria Rafain.

Puerto Iguazu, do lado argentino, é outro lugar que merece ser visitado, especialmente pela bela paisagem oferecida no marco das três fronteiras, de onde pode-se avistar o encontro das águas dos rios e Paraná e Iguaçú. Lá também é possível adquirir vinhos e produtos argentinos de boa qualidade, além de saborear as melhores carnes portenhas nas várias churrascarias existentes. Aos que preferem um contato com a história, as Misiones Jesuiticas proporcionam um contato direto com a cultura índigena e marcos arquitetônicos da presença dos jesuítas na região.

 

Veja a edição impressa:

<div data-configid=”2339700/7375634″ style=”width: 525px; height: 713px;”></div><script type=”text/javascript” src=”//e.issuu.com/embed.js” async=”true”></script>

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.