A partida do navio Costa Firenze no último domingo (16) encerrou a temporada de cruzeiros 2022-2023 no Porto de Santos.
Após 143 escalas e 16 navios, chegou o fim a temporada, que após interrupções e paralisações em razão da pandemia, transcorreu com sucesso nos últimos seis meses.
Além dos seis navios regulares da MSC – os navios Seashore, Fantasia, Preziosa, Armonia – , e da Costa – Favolosa e Firenze – , o terminal recebeu uma escala extraordinária do MSC Seaview, em março.
Ele embarcou passageiros em Santos, Rio de Janeiro e continuou sua travessia para a Europa.
Ao todo, passaram pelo terminal 884,6 mil passageiros, destaque para os 12,7 mil internacionais e os 43,5 mil turistas brasileiros.
Estes provenientes de cidades como Rio de Janeiro, Itajaí e Salvador e que estavam em trânsito.
Destaque também para os 34,5 mil tripulantes que passaram pela cidade.
De acordo com a Prefeitura de Santos, baseada em estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto financeiro na cidade foi de cerca de R$ 400 milhões.
Durante este período, os cruzeiros ofereceram inúmeras opções de viagens temáticas com artistas renomados, roteiros e atividades diversas para seus passageiros.
Portanto, a embarcação com maior número de escalas em Santos foi o MSC Fantasia, com 39 atracações.
Expectativa
O anúncio da presença do MSC Grandiosa, que pela primeira vez navegará pelas águas brasileiras, tendo passagem no Porto de Santos, é uma das novidades na próxima temporada.
Segundo a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, a expectativa para a temporada 2023/2024 é de que esses números se mantenham com a vinda do gigante MSC Grandiosa, com capacidade para 6,3 mil passageiros.
Além do retorno dos mini cruzeiros – cruzeiros de até três noites – durante toda a temporada, realizados pelo MSC Armonia.
“Uma ótima oportunidade para quem quer viajar, mas não pode ficar muitos dias a bordo de um navio”, reforça.
Assim, outro destaque é o retorno do Costa Diadema e MSC Seaview.
Investimentos e manutenção
Dessa maneira, com o fim das escalas, a rotina do terminal não para.
“Fora da temporada são realizadas as manutenções prediais – tanto preventivas como corretivas de grande vulto. Também recebemos as auditorias de ISO e damos início aos preparativos para a próxima temporada”, conta.
Assim, estão previstos investimentos para ampliação do armazém de bagagens e a construção de um novo salão para embarques.
Dessa forma, a próxima temporada já tem data para começar: 25 de outubro.