Turismo barroco | Boqnews

Turismo

09 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Turismo barroco

Um dos primeiros lugares do mundo a serem tombados pela Unesco como Patrimônio Histórico Mundial, Ouro Preto é dona de um dos maiores e mais importantes acervos da arquitetura e arte colonial do Brasil. Situada em uma região montanhosa e acidentada, Ouro Preto exige fôlego de seus visitantes. Os principais pontos turísticos da cidade, apesar […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dos primeiros lugares do mundo a serem tombados pela Unesco como Patrimônio Histórico Mundial, Ouro Preto é dona de um dos maiores e mais importantes acervos da arquitetura e arte colonial do Brasil.



Situada em uma região montanhosa e acidentada, Ouro Preto exige fôlego de seus visitantes. Os principais pontos turísticos da cidade, apesar de espalhados em diferentes distritos, não são muito distantes entre si. Por isso, a maneira mais fácil de conhecê-los é encarar a pé as subidas e descidas.

As igrejas são as principais atrações turísticas de Ouro Preto. Seus altares, quase sempre banhados a ouro, são exemplos clássicos do rococó, e suas esculturas, trabalhadas por importantes artistas da época, como Aleijadinho, são consideradas obras-primas do barroco brasileiro.

Ainda no circuito histórico e da arte, os museus de Ouro Preto merecem destaque e atenção. Só pelo fato de estarem instalados em antigos casarões, igrejas e palácios construídos durante o Ciclo do Ouro, eles já valem a visita.

Passeios
Consideradas o maior conjunto barroco do país, as igrejas são o grande atrativo da cidade.

As de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar são exemplos brilhantes do estilo barroco e as principais dentro do turismo de Ouro Preto.

A primeira é resultado de uma dobradinha de mestres: Aleijadinho criou o projeto e Athayde pintou o teto, que levou 10 anos para ficar pronto e causa uma impressionante ilusão de ótica com os pilares pintados em perspectiva. A Matriz do Pilar surpreende pelo projeto ostentoso. Tida como a segunda mais rica do país, atrás apenas do Convento de São Francisco, em Salvador, ela recebeu 434 quilos de ouro.

Outro lugar imperdível é o Museu do Oratório, com uma curiosa coleção de peças que pertenceram às mais variadas estirpes: de donzelas a pedintes e escravos.

Para descansar, o passeio na maria-fumaça até Mariana proporciona vista à belas paisagens.

As repúblicas estudantis também atraem a atenção dos turistas. Barulhentas e movimentadas, elas nunca passam despercebidas.Muitos turistas até participam das festas!

A melhor vista panorâmica da cidade fica junto à igreja São Francisco de Paula, de onde se vê também o pico do Itacolomi.

Natureza
Além da história, a Cidade também oferece belas paisagens como vales, mirantes e nascentes. Aos que gostam de estar em contato com a natureza, é a opção ideal.

As cachoeiras estão por toda parte e se misturam com pequenas minas, que podem ser encontradas em pequenas fendas.

 O rio das Velhas, um dos mais importantes de Minas, tanto do ponto de vista geográfico quanto histórico, nasce em Ouro Preto.  O Vale do Tripuí também reserva rios, que serpenteiam por todo canto.

Ponto de referência dos viajantes, a montanha de Itacolomi reserva uma vista privilegiada e imperdível para qualquer visitante.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.