
17 DE OUTUBRO DE 2012
Viajantes devem se precaver e começar a pensar na moeda estrangeira o quanto antes
Apesar da alta do dólar e de algumas pesquisas indicarem que o brasileiro tem gastado pouco no exterior, muitas pessoas querem aproveitar os feriados para curtir um pouco do que há lá fora. Ou ainda, para quem está planejando visitar outros países no final do ano, as preparações precisam ser feitas desde já. A melhor […]
Apesar da alta do dólar e de algumas pesquisas indicarem que o brasileiro tem gastado pouco no exterior, muitas pessoas querem aproveitar os feriados para curtir um pouco do que há lá fora. Ou ainda, para quem está planejando visitar outros países no final do ano, as preparações precisam ser feitas desde já.
A melhor maneira do viajante se prevenir das oscilações do mercado é comprar a moeda do respectivo país mês a mês, de forma a pagar um valor médio. Por isso, nada de deixar o câmbio para a última hora. “O cliente deve se preparar para comprar sua moeda estrangeira no máximo 48 horas que antecede sua viagem, para não ocorrer problemas de última hora.”, afirma Olívia Neves, gerente de produtos e e-commerce do Grupo OM.
Pesquisar bastante, verificar bons hotéis para hospedagem sempre com antecedência para fazer bons negócios e claro, o dia, o horário e por qual companhia para acertar o voo. Ou seja, se tudo isso faz parte da nova rotina de quem vai viajar, o câmbio também merece atenção redobrada. Algumas casas de câmbio oferecem todos os seus serviços pela internet, que podem ser resolvidos em instantes. É o caso, por exemplo, do Câmbio Rápido, produto da OM Grupo, que dependendo do tipo de moeda, algumas mais exóticas, por exemplo, pode levar até 48 horas para separar.
“Isto é feito para a comodidade e a segurança do cliente e é criado para facilitar todo esse processo. A reserva é também para quem precisa de um grande lote de moedas e é recomendado para aqueles que estão em busca de moedas de circulação menor, como o Iene, o Franco Suíço, o Peso Chileno, entre outros.”, analisa Olívia Neves, Gerente de Produtos e E-commerce da OM. Após o preenchimento dos campos obrigatórios, um dos operadores entra em contato com a pessoa que o solicitou. É possível também fazer por telefone ou retirar o dinheiro na hora no balcão.
Existem várias formas e maneiras de se viajar com a moeda local, entre eles, a OM oferece o Cartão VTM (Visa Travel Money), que é vantajoso porque não sofre com as oscilações do mercado e é vendido conforme a cotação do dia em que a pessoa o adquiriu, com o diferencial que são as reduzidas taxas de IOF sobre a operação do cartão, que fica em apenas 0,38%, diferente do cartão internacional de crédito que é de 6,38%. Porém, o recomendável é que se utilizem todas as formas de pagamento, ou seja, cartão de crédito, Visa Travel Money ou dinheiro.
