65% dos tabagistas começam a fumar antes dos 15 anos | Boqnews

Vida +

10 DE NOVEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

65% dos tabagistas começam a fumar antes dos 15 anos

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde concluído após três meses de vigência da lei antifumo revela que a maioria dos dependentes de tabaco começou a fumar antes de completar 15 anos. O estudo, realizado com base em 500 pacientes atendidos no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), órgão da pasta, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde concluído após três meses de vigência da lei antifumo revela que a maioria dos dependentes de tabaco começou a fumar antes de completar 15 anos. O estudo, realizado com base em 500 pacientes atendidos no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), órgão da pasta, mostrou que 65% dos fumantes deram a primeira tragada antes dos 15 anos. Desses, 3% começaram a fumar antes mesmo de completarem 10 anos de idade.


Outro dado do levantamento mostra que, por outro lado, a procura por tratamento para largar o vício costuma ocorrer apenas depois dos 45 anos. Dos pacientes entrevistados, 64% iniciaram o tratamento nessa faixa etária. Somente 2% dos pacientes que procuraram tratamento tinham entre 15 e 24 anos.


         “A pesquisa mostra duas faces bastante preocupantes sobre o cigarro. O primeiro, é que o vício começa muito cedo, por vezes ainda na infância. Outra é que demora muito tempo para que as pessoas percebam a real dimensão dos danos que o cigarro provoca, as gravíssimas doenças decorrentes do seu consumo, e levam décadas para iniciar o processo de parar de fumar. O que pudemos perceber é que, agora, com a discussão levantada com a lei antifumo, aumentou muito o grau de conscientização da população sobre os males do cigarro.”, afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.


 O levantamento revela, ainda, que 28,6% dos pacientes possuíam o ensino superior completo, 6,5% superior incompleto, 27% completaram apenas o segundo grau, 3% tem o segundo grau incompleto e 6,5% tem o fundamental completo.


Dos pacientes ouvidos, 46% estavam empregados com carteira assinda e 21,74% são trabalhadores autônomos. Os desempregados representaram 3% do total.


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.