Acupuntura minimiza sintomas da TPM e estresse | Boqnews
Divulgação

Saúde

19 DE MARÇO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Acupuntura minimiza sintomas da TPM e estresse

Técnica da Medicina Tradcional Chinesa auxilia no alívio da Tensão Pré-Menstrual

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cólicas, mudança repentina de humor, dor de cabeça e nas mamas, inchaço, cansaço e compulsão por alimentos ricos em gordura são sintomas bem conhecidos pelas mulheres que sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM), desde a primeira menstruação. A acupuntura, uma das técnicas da medicina chinesa, pode ajudar a minimizar ou simplesmente evitar a intensidade desse desconforto mensal.


De acordo com o fisioterapeuta e pós-graduando em Medicina Tradicional Chinesa, Paulo de Oliveira, antes de iniciar o tratamento, a paciente deve ser avaliada por um profissional da área. “Segundo a medicina chinesa e a ocidental, não existe somente um tipo de TPM. Cada uma deve de ser tratada de um jeito diferente. Lembrando que temos de respeitar o organismo de cada indivíduo”, salienta.

O profissional exemplifica: “digamos que duas pessoas tem a TPM do tipo A, mas uma delas é extremamente ativa e a outra é sedentária, os pontos que vou utilizar ou o fito que vou prescrever serão diferentes.”

Estresse
Um dos sintomas comuns durante o ciclo menstrual é a perda de controle emocional, que acaba interferindo nas tarefas de trabalho e também no convívio em sociedade. Oliveira conta que atualmente estão sendo feitos testes para avaliar como a acupuntura atua no alívio do estresse.

Segundo o fisioterapeuta, não há como dizer em quantas sessões a pessoa percebe o resultado. “Tudo depende do nível de estresse e do organismo dela. Algumas respondem tão bem à terapia que na mesma sessão tem melhora, não só para o estresse, mas também em relação à dor”, enfatiza.

Entretanto, por mais que as agulhas usadas no processo sejam de aço inoxidável e descartáveis, algumas pessoas são alérgicas ao material. Outros tratamentos da Medicina Chinesa, como auriculoterapia, também podem ser eficientes para o tratamento da Tensão Pré-Menstrual.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.