Afinal, crianças podem ou não fazer academia? | Boqnews
Foto: Divulgação

Treino

22 DE AGOSTO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Afinal, crianças podem ou não fazer academia?

O maior desafio é encontrar a idade biológica dos jovens

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A prática de atividades físicas é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas de todas as faixas etárias, inclusive as crianças. Ao contrário do que é propagado, as atividades físicas para as crianças são fundamentais, pois ajudam no desenvolvimento saudável.

Por meio das atividades físicas e do movimento do corpo, elas expressam emoções, desenvolvem corretamente a postura corporal e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual.

Entretanto, o fisioterapeuta Avelino Buongermino orienta que a prática não pode ser iniciada sem tomar alguns cuidados:

“Para que seja possível adquirir os benefícios da prática em sua máxima potência, antes de se iniciar uma atividade física a criança e o adolescente devem realizar uma avaliação detalhada para saber qual atividade é melhor recomendada para sua faixa etária. A escolha do melhor esporte dependerá de vários fatores e considerações: A preferência da criança pelo esporte escolhido, ver se a mesma tem habilidades para a atividade, a que mais combina com o seu próprio perfil seria a melhor escolha, a disponibilidade dos pais ou responsáveis, desde a questão financeira como os horários das atividades, são fatores que não podemos deixar de mencionar”.

Podemos citar vários esportes como:

Natação
Lutas.
Danças.
Basquete.
Handball.
Futebol.
Patins.
Skate.
Entre outros

Musculação

Uma das maiores dúvidas sobre atividades físicas em crianças e adolescentes é sobre a indicação de musculação, especialistas apontam que quando realizada corretamente, a musculação pode trazer benefícios para crianças e adolescentes, incluindo o ganho de força. A partir dos 12 anos, pode-se fazer musculação mesmo em um processo que ainda está em crescimento.

A maior preocupação nesta faixa etária são as placas epifisárias ou placas de crescimento, que tem apenas em crianças e adolescentes em fase de crescimento. Ao atingirem a fase adulta, essas regiões deixam de ter observação. Por isso é de fundamental importância o acompanhamento de um profissional para não acarretar danos ao crescimento.

A musculação deve ter ganho de forma gradativa a musculatura desejada e nunca treinos de hipertrofia e sobrecarga em crianças e adolescentes.

O maior desafio para a prescrição desse tipo de atividade física é encontrar a idade biológica dos jovens, já que na adolescência é possível encontrar diferentes características corporais.

Especialistas reconhecem que outra atividade física tem a realização em conjunto com a Musculação nesse período, pois outras atividades podem desenvolver outras habilidades nas crianças e adolescentes

Benefícios da Musculação nas crianças e adolescentes:

Os exercícios resistidos aumentam a força muscular, mesmo que não haja a chamada hipertrofia, reduz o risco de fraturas, devido ao aumento da resistência dos ossos, ajudam na coordenação motora e na execução de movimentos, além do estímulo à produção do hormônio do crescimento e da testosterona.
O profissional deve também salientar sobre a postura adequada na execução dos exercícios

Atleta

O Lorenzo Rufino possui 14 anos de idade e é atleta de alto rendimento no basquete. Com a rotina agitada entre escolas e treinamentos, o jovem buscou as aulas de funcional para realizar um fortalecimento de seus músculos a fim de prevenir lesões e melhorar seu rendimento em quadra.

Em três meses de funcional realizado, ele já sente diferença na hora que está jogando:

“Sinto que estou pulando mais alto e tenho mais força para disputar a bola, isso porque o basquete é um esporte muito físico. Como sou menor que alguns não posso ficar para trás na força também”.

 

Foto: Divulgação

Sobre Avelino Buongermino:

Fisioterapeuta há mais de 39 anos, é proprietário da clínica Medfisiosport em Santos. Por 13 anos foi Coordenador de Fisioterapia do Futebol Profissional do Santos FC. Também atuou como fisioterapeuta nas equipes de futebol: Urawa Reds (Japão), Yomiuri Soccer Club (Japão) e Portuguesa (São Paulo). Avelino também é professor universitário de graduação em Fisioterapia da Universidade Santa Cecília.

Recebeu o prêmio de Destaque em Fisioterapia Desportiva pela Revista FisioBrasil em 2008. Em 2023, recebeu o Prêmio e Homenagem do Conselho Regional de Fisioterapia pelos serviços prestados no Estado de São Paulo.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.