Aliadas do bem-estar | Boqnews

Vida +

20 DE MARÇO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Aliadas do bem-estar

Na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível parar e comer uma fruta madura, em seu estado natural, mas já existe no mercado uma categoria de frutas desenvolvidas por engenheiros alimentares chamadas de desidratadas que se encaixam perfeitamente no ritmo acelerado.A técnica  chegou às prateleiras do supermercado devido a uma série de fatores que as […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível parar e comer uma fruta madura, em seu estado natural, mas já existe no mercado uma categoria de frutas desenvolvidas por engenheiros alimentares chamadas de desidratadas que se encaixam perfeitamente no ritmo acelerado.

A técnica  chegou às prateleiras do supermercado devido a uma série de fatores que as tornam benéficas ao corpo e ao meio ambiente. Estes alimentos, que não se restringem somente às frutas (o tomate seco é econtrado facilmente), nem necessitam de refrigeração para serem conservados por mais tempo, realçando os valores nutricionais e o sabor devido à concentração de suas propriedades.

De acordo com a nutricionista Carla Puglia, a praticidade é a maior vantagem deste tipo de produto. “É um alimento mais prático para quem trabalha o dia inteiro e não tem tempo de fazer as seis refeições recomendadas. Eles auxiliam na vida agitada e na reeducação alimentar.

Apesar de perderem parte dos seus nutrientes no processo de desidratação, ainda são ótimas opções. Vale lembrar que é mais saudável ingerir a fruta, ao invés de sucos ou vitaminas, por que ela é fonte de fibras”, ressalta.

Como fazem parte da segunda base da pirâmide alimentar, as frutas são alimentos indispensáveis ao bom funcionamento do organismo por serem consideradas reguladoras. Sua principal função é controlar água, sais minerais, vitaminas e fibras.

No caso dos produtos desidratados, a nutricionista explica que existe perda parcial de algumas vitaminas e sais minerais, mas mesmo sendo importante o consumo de frutas in natura, as desidratadas oferecem os componentes indispensáveis ao corpo.

As vantagens do produto natural é que nele são preservadas a textura, o aroma e boa parte dos nutrientes. Entre as frutas mais comercializadas estão o abacaxi, banana, mamão e maçã, porém o aspecto natural muda durante o processamento, permitindo aparência escurecida principalmente em bananas e maçãs. Isso não significa que os produtos estejam estragados, mas as características dos mesmos são alteradas.

Apesar de estar ganhando cada vez mais adeptos, Carla alerta para a quantidade de açúcar presentes nas frutas naturais e desidratadas. “Não podemos esquecer que as frutas também possuem açúcar e o correto é sempre comer com moderação, especialmente nos casos de pessoas que seguem algum tipo de dieta”, acrescenta.

A recomendação da nutricionista é que as frutas, tanto naturais como desidratadas, devam ser consumidas durante todos os períodos do ano. No entanto, no verão é aconselhável maior ingestão por causa das perdas elevadas de água e sais minerais por causa do suor.

Preço
Carla afirma que, por serem produtos recentes no mercado, os preços finais ainda não são  acessíveis ao bolso de boa parte da população. “Às vezes, você encontra um pacote com 50 gramas de fruta desidratada por um preço médio de R$ 5,00, ou seja, não é tão barato. Porém, é importante considerar que quando as frutas perdem água, o peso fica reduzido e a quantidade de produto necessário para chegar ao valor apresentado na embalagem precisa ser grande”, diz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.