Alimentos funcionais são benéficos ao coração | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

11 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Alimentos funcionais são benéficos ao coração

Além de nutritivos e saborosos, os alimentos funcionais atuam diretamente na prevenção de doenças do coração

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Proteína de soja, frutas vermelhas, azeite de oliva e castanha estão na lista dos alimentos funcionais

Proteína de soja, frutas vermelhas, azeite de oliva e castanha estão na lista dos alimentos funcionais

Anualmente, as doenças cardiovasculares ceifam a vida de muitas pessoas. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), estima-se que, no Brasil, 720 paradas cardíacas aconteçam todos os dias. Registros americanos, apontam que, para cada 100 mil pessoas, acontecem 50 paradas cardíacas por ano. Na tentativa de lutar contra as doenças do coração, diversos procedimentos, medidas e tratamentos são adotados. Dentre eles, está a ingestão de alimentos funcionais.

Segundo a nutricionista Isabela Cardoso Pimentel Mota, diretora científica do Departamento de Nutrição da SOCESP, os alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecer energia e nutrientes necessários às funções básicas do organismo, apresentam poder terapêutico, entre eles a ação antioxidante, por conter compostos bioativos. São elementos capazes de atuar diretamente na prevenção de doenças do coração, melhorando o metabolismo, reduzindo o colesterol e diminuindo o risco de derrames e cardiopatias por artérias obstruídas, além de manter o bom funcionamento do coração.

A nutricionista explica que, desde que consumidos na frequência e na quantidade recomendada, beneficiam o coração. Conforme Isabela, a incorporção desses alimentos na dieta dos cardiopatas significou uma grande revolução no tratamento alimentar das doenças cardiovasculares.

“As dietas para o controle dos principais fatores de risco para infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral, obesidade, colesterol e triglicérides elevados, diabetes e pressão alta tinham como principal objetivo a restrição de alimentos. Os pacientes eram orientados a excluir diversos itens de sua dieta e havia poucas opções de substituição”.

Ela ressalta que, antes da inclusāo dos alimentos funcionais no cardápio nutricional dos cardiopatas, as dietas não eram saborosas, pois não apresentavam uma diversidade gustativa, inviabilizando a adesão dos pacientes. “Os alimentos funcionais trouxeram maior diversidade, flexibilidade nos cardápios e principalmente maior chance de adesão às dietas cardioprotetoras”.

Na lista de alimentos classificados como funcionais pela legislação brasileira figuram a proteína de soja, a fibra solúvel da aveia, os fitoesteróis presentes em margarinas e outros alimentos, os probióticos e o ácidos graxos Omega 3, presentes nos peixes e óleos de peixes específicos, alimentos ricos em flavonóides, como as frutas vermelhas e alimentos fontes de gorduras insaturadas, como azeite de oliva extra-virgem e castanhas.

Sabendo-se dos benefícios dos alimentos funcionais ao coração, os nutricionistas adeptos da dieta cardioprotetora moderna orientam a inclusão de itens que tenham ação terapêutica, consumo restrito de gorduras saturadas e ácidos graxos trans, além da moderação no consumo de alimentos ricos em colesterol.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.