Alterações bruscas aumentam problemas respiratórios | Boqnews
Foto: Divulgação

Mudanças Climáticas

25 DE SETEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Alterações bruscas aumentam problemas respiratórios

Crianças e idosos, em sua maioria, são os mais prejudicados com essa situação do tempo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A imunidade é abalada com o frio, pois o corpo precisa fazer mais energia para gerar calor. Outro fator que desencadeia um maior número de doenças é que, com temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em recintos fechados, facilitando a proliferação de vírus e bactérias

A imunidade é abalada com o frio, pois o corpo precisa fazer mais energia para gerar calor. Outro fator que desencadeia um maior número de doenças é que, com temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em recintos fechados, facilitando a proliferação de vírus e bactérias

A primavera começou na última quarta (23) e, com ela, a tendência é o aumento das temperaturas gradativamente. Pelo menos na teoria. Com as mudanças metereológicas cada vez mais imprevisíveis, as pessoas ficam reféns do tempo e precisam ter uma imunidade alta para não abalar a saúde.

Assim, é comum você sair de casa com roupas leves e se surpreender no decorrer do dia com a queda brusca de temperatura. E o organismo do ser humano sente as alterações climáticas. Resfriados, pneumonia, asma, rinite e outros processos alérgicos são corriqueiros.

O clínico geral João Batista ressalta que as crianças e os idosos são os pacientes que mais sofrem com as alterações na temperatura. “Dizemos que os extremos são os mais prejudicados, pois os mais novos ainda estão com o seu sistema imunológico em desenvolvimento e os mais idosos não têm um organismo tão eficiente para combater as doenças”.

A imunidade é abalada com o frio, pois o corpo precisa fazer mais energia para gerar calor. Outro fator que desencadeia um maior número de doenças é que, com temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em recintos fechados, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.

Para se proteger das adversidades causadas pelas mudanças do tempo, Batista diz que é de suma importância beber muito líquido, além de ter uma alimentação equilibrada para manter o organismo forte.

Outra orientação, principalmente para quem sofre com problemas respiratórios, é evitar lugares fechados.

Choque térmico

Evitar o choque térmico é fundamental para não adoecer com as alterações bruscas do clima. Prevenir-se levando um agasalho é outra dica para não ser pego de surpresa ao longo do dia. Em situação contrária, quando estiver em local com ar condicionado, o ideal é sair para um lugar com temperatura mais próxima da ambiente, assim o organismo se adapta naturalmente à elevação climática.

Ar condicionado

Devido ao forte calor, moradores de cidades litorâneas estão cada vez mais dependentes de ar condicionado para manter o bem-estar. No entanto, algumas medidas devem ser tomadas para que esse equipamento não cause danos à saúde.

Deve-se limpar o filtro do ar condicionado de três em três meses para manter a qualidade do ar e não ocasionar problemas respiratórios. Arejar o local para não criar acúmulo de vírus e bactérias também é outra orientação ao usar o equipamento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.