Artigo de docentes da Unifesp Baixada ganha concurso internacional | Boqnews
Foto: Divulgação Simone Caivano

Alimentação

05 DE SETEMBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Artigo de docentes da Unifesp Baixada ganha concurso internacional

O concurso internacional reuniu uma comissão externa para selecionar os cinco melhores trabalhos em duas categorias: artigos e projetos de inovação.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pesquisadores do Campus Baixada Santista da Unifesp foram vencedores do concurso de artigos científicos e projetos inovadores promovido pelo Centro de Excelência Contra a Fome do World Food Programme.

Com o tema Multiplicando experiências e estratégias sustentáveis em alimentação e nutrição no Brasil, o concurso reuniu uma comissão externa para selecionar os cinco melhores trabalhos em duas categorias: artigos e projetos de inovação.

Simone Caivano

A nutricionista Simone Caivano foi uma das responsáveis pelo projeto vencedor. Foto: Divulgação

Em primeiro lugar destacou-se o trabalho científico intitulado Índice de Qualidade da Dieta associado ao Guia Alimentar Digital – 2017: atualização e validação, desenvolvido pela doutora do programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Simone Caivano, sob orientação da Profª. Semíramis Domene, do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva.

O artigo teve também a colaboração do Prof. Fernando Colugnati, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O objetivo do concurso é dar visibilidade às pesquisas acadêmicas e aos projetos sustentáveis relacionados à alimentação e nutrição no Brasil, que podem ser compartilhados e ampliados, principalmente, pelo Centro de Excelência da África.

O prêmio para os primeiros colocados é uma viagem de estudos organizada pelo próprio Centro de Excelência Contra a Fome do World Food Programme.

O Centro de Excelência contra a Fome foi lançado conjuntamente pelo World Food Programme e pelo Brasil em 2011, com a missão de solucionar as questões relacionadas à fome e à desnutrição. O Centro aproveita a experiência brasileira para compartilhar conhecimento e inovações entre os países em desenvolvimento, além fornecer assistência técnica aos governos nacionais para projetar, melhorar, expandir e, eventualmente, executar seus próprios programas em áreas que promovam segurança alimentar e nutricional.

Sobre o estudo

A proposta prevê representar um Índice de Qualidade da Dieta com aplicação para estudos de ingestão alimentar de brasileiros adultos. Para analisar a incorporação de escolhas alimentares saudáveis desenvolveu-se o Índice de Qualidade da Dieta associado a um Guia Alimentar Digital. A proposta é contribuir para estudos de ingestão alimentar na população brasileira.

A pesquisadora e sua orientadora mantêm um site voltado para obesidade e sobrepeso. Mais da metade dos brasileiros adultos está com sobrepeso e 12,4% são obesos, cujas consequências são, muitas vezes, letais. Confira detalhes neste link.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.