Atividade mantida | Boqnews

Vida +

17 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Atividade mantida

Diferentemente do que  se pensa ou  vê, as pessoas que estão na chamada terceira idade não querem mais saber de ficar em casa. No entanto, o cuidado com a saúde é importante para que esse tempo não seja desperdiçado. E uma das formas de se atentar ao bem-estar físico e mental é a prática do […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Diferentemente do que  se pensa ou  vê, as pessoas que estão na chamada terceira idade não querem mais saber de ficar em casa. No entanto, o cuidado com a saúde é importante para que esse tempo não seja desperdiçado. E uma das formas de se atentar ao bem-estar físico e mental é a prática do pilates.

Método que tem por objetivo o fortalecimento dos músculos considerados mais fracos e a recuperação da articulação corpórea, focando, principalmente, a relação corpo-mente, o Pilates existe desde 1926. Provoca mudanças perceptíveis logo nas primeiras aulas e, como avisa a fisioterapeuta Karina Cristina Pitoli,  “é recomendado para todas as idades”.

Um dado que reforça a importância da prática de atividades como o Pilates para a terceira idade é proveniente da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o documento Envelhecimento ativo: Uma política de saúde, atividades físicas praticadas de forma regular e moderada promovem queda no risco de morte por problemas cardíacos em até 25% para pacientes cujo coração foi diagnosticado com algum tipo de problema.

De acordo com Karina, a terceira idade é um período onde patologias começam a afetar a movimentação, como enfermidades degenerativas na região da coluna. Com isso, é essencial a realização de atividades que possam corrigir tal situação e propiciem uma melhor qualidade de vida à pessoa. Ela alerta, no entanto, que tudo deve ser feito de maneira coordenada, até para não ultrapassar os limites decorrentes da idade.

“Com o Pilates, é possível selecionar movimentos adequados para cada caso, realizando um trabalho completo e direcionado, que foca respiração, força, equilíbrio, concentração com execução lenta e suave. Assim, as pessoas na terceira idade que apresentam alguma dificuldade inicial, acabam se identificando com o método e descobrem até onde podem ir, respeitando isso”, explica.

Em média, as aulas têm de 60 a 90 minutos, e a curiosidade é que, ao invés de fadiga, caso os movimentos sejam executados da maneira adequada, a sensação é de relaxamento. Até por isso, o Pilates é procurado por quem se preocupa mais com o controle e a segurança na realização de atividades desse tipo.

Prevenção
A prática de exercícios físicos é incentivada aos idosos. Alguns, que se julgam em melhores condições, “empolgam-se” e tentam fazer outras atividades ao mesmo tempo, em busca da “melhor forma física”. Isso, no entanto, recebe ressalvas de Karina.

“No caso da terceira idade é aconselhável escolher uma atividade aeróbica, como uma caminhada ou mesmo hidroginástica, para que não ocorra uma sobercarga nas articulações ou na musculatura. É também mais um complemento ao treinamento associando-o ao trabalho cardiorrespiratório”, explica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.