Campanha apresenta especialista em Arritmias Cardíacas | Boqnews
Campanha apresenta especialista em Arritmias Cardíacas
24 de setembro de 2014

Campanha apresenta especialista em Arritmias Cardíacas

Para cada doença, um profissional especializado. Este é o mote de uma campanha da Sociedade Brasileira de arritmias cardíacas que pretende esclarecer leigos e profissionais da saúde. Como uma das principais entidades médicas do Brasil, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) aproveita o Dia Mundial do Coração (29) para esclarecer à população e aos demais profissionais da saúde sobre o especialista responsável pelo diagnóstico, avaliação/exames e tratamento das arritmias cardíacas: o arritmologista.

“A Sobrac quer capacitar cada vez mais profissionais para atuar na especialidade. Quanto mais preparado estiver o arritmologista, melhores serão os resultados oriundos de procedimentos de alta complexidade”, diz o cardiologista Luiz Magalhães, Presidente da Sobrac, principal órgão brasileiro de capacitação do especialista em arritmias cardíacas.

Reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e por diversas entidades internacionalmente pelo seu trabalho, a Sobrac busca conscientizar, através de uma campanha educativa, a importância dessa especialidade médica. A Sociedade certifica candidatos para exercer com segurança esta subespecialidade da cardiologia, com critérios de aprovação restrita, avaliação rígida, através de provas teóricas e práticas, que garantem aos profissionais habilidades manuais adequadas e conhecimento necessário para a prática da arritmologia.

“O arritmologista e o eletrofisiologista são essenciais para o diagnóstico e tratamento de todo tipo de arritmia cardíaca. No Brasil, temos em torno de 150 especialistas em arritmias, muito pouco, considerando uma população de mais de 200 milhões de habitantes”, relata Magalhães. “É preciso ter atenção de um profissional correto, bem preparado e especializado. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo e, nesse contexto, estão as arritmias cardíacas”, completa o Presidente da Sobrac. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em seus levantamentos de 2000 e 2011, a cardiopatia isquêmica e o infarto foram as principais causas de morte no mundo.

Arritmias Cardíacas e AVC

Estima-se que, no Brasil, mais de 300 mil pessoas por ano sejam acometidas de morte súbita devido às arritmias cardíacas. Deste total, apenas 1,5% dos pacientes que sofrem da doença recebem os cuidados necessários em São Paulo, uma das metrópoles mais bem equipadas no País.

Qualquer pessoa, independente da faixa etária, sexo ou classe social pode ter arritmia cardíaca. Há casos em crianças, jovens, adultos e idosos. E, não é raro, mesmo atletas estão predispostos à doença, que pode ser desencadeada por um aumento da frequência cardíaca, chamada de taquicardia supraventricular (SVT).

Um dos tipos de arritmia cardíaca mais prevalente em todo mundo é a Fibrilação Atrial. Sua incidência é de 2,5% da população, o equivale a 175 milhões de pessoas e acomete muito comumente pessoas em idade avançada, em geral, acima dos 75 anos, sendo sua maior prevalência no sexo feminino.

A doença se caracteriza pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios (câmaras superiores do coração) e tem como maior consequência o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Decorrente da formação de coágulos no interior dos átrios, ao desprenderem-se provoca o derrame cerebral. Mesmo quando os sintomas não são perceptíveis, a Fibrilação Atrial pode aumentar os riscos de uma pessoa para o AVC e demais problemas cardíacos relacionados.

Ás vezes, as causas da Fibrilação Atrial são desconhecidas. No entanto, a doença pode ser o resultado de danos ao sistema elétrico do coração de outras condições cardíacas, tais como pressão arterial alta não controlada por muitos anos. Outro fator desencadeante é a complicação devido a uma cirurgia cardíaca.

“Sensações recentes e intensas, como palpitações, dor no peito, falta de ar e desmaios, por exemplo, devem ser investigadas com um arritmologista. O recomendado é que, a qualquer um destes sintomas, deve-se procurar atendimento médico com brevidade”.

Da Redação
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.