É no verão que a preocupação com a estética ganha destaque. Mas é preciso ter responsabilidade para colocar o corpo em forma. De acordo com o cardiologista Luiz Riani, a prática de atividade física irregular pode causar alguns problemas que vão desde sobrecargas articulares até infarto do miocárdio.
O médico diz que a primeira atitude a se tomar antes do início da atividade física é fazer um check-up. “Quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. Uma das consequências é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca de forma súbita”, explica o médico.
Esse processo se torna ainda mais intenso quando os exercícios são realizados no verão, aumentando a importância de planejar melhor os exercícios e investigar as condições de saúde antes do início do treino. Essa sobrecarga “anormal” do músculo cardíaco durante os esforços aumenta a necessidade de oxigênio, podendo ocasionar sofrimento do músculo cardíaco (miocárdio) e infarto agudo do miocárdio em pessoas predispostas que apresentem doença obstrutiva da artéria coronária, uma situação de alto risco para atividade física, mas que pode ser diagnosticada através de uma avaliação adequada antes do início dos exercícios.
Algumas pessoas estão mais susceptíveis ao problema, como quem tem mais de 40 anos, fumantes, estressados, diabéticos, hipertensos, pessoas com colesterol alto ou com histórico familiar de doença do coração. “Esse grupo de indivíduos já pode ter um grau de alteração nas artérias coronárias sem saber. Quando realizam um esforço intenso, pode ocorrer elevação exagerada da pressão arterial e da frequência cardíaca, com risco de desenvolver um infarto do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, afirma.
Por essas razões, o médico orienta aos iniciantes visitar um cardiologista ou médico do esporte com o objetivo de avaliar as condições clínicas e planejar um tipo de esforço físico que o sistema cardiovascular tolere. Dr. Riani lembra que o início de qualquer atividade física deve ser progressivo, individualizado e orientado por especialistas. “Seguidas as devidas precauções e bem orientado, o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração e dos vasos”.
Entre as muitas vantagens, a atividade física ajuda a controlar a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. “Além, é claro, de outros benefícios, como auxiliar na perda de peso, prevenção da osteoporose, melhora do humor e da autoestima”, finaliza.