Conheça vitaminas e minerais indispensáveis para a beleza da mulher | Boqnews
Foto: Divulgação

Alimentação

07 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça vitaminas e minerais indispensáveis para a beleza da mulher

Veja uma lista de nutrientes essenciais para o dia a dia; afinal, uma mudança simples no hábito alimentar pode significar muito para sua beleza

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

pele_fotosenssibilidadeUnhas quebradiças, queda de cabelo e pele sem viço são alguns sinais de que algo não vai bem com o organismo. Esmaltes, cremes e loções fortificantes auxiliam de forma muito positiva a amenizar esses problemas, porém o cuidado principal pode estar relacionado com a alimentação. Ou seja, uma dieta equilibrada e rica em água é uma aliada fundamental nos cuidados pessoais, pois a carência de vitaminas e minerais pode gerar a perda do aspecto saudável da pele, dos cabelos e das unhas.

Por isso, uma alimentação balanceada deve incluir diariamente cereais, proteínas (leite e derivados, carnes, ovos, peixes, feijões e outros grãos), gorduras (evite as presentes em produtos de origem animal, como queijo amarelo, leite integral, carne vermelha), frutas e verduras.

Veja uma lista de nutrientes essenciais para o dia a dia; afinal, uma mudança simples no hábito alimentar pode significar muito para sua beleza

Vitamina A
A forma pura da vitamina A é o retinol – pertencente à classe dos retinoides, compostos usados em cosmetologia por causa de seu poder antioxidante. Estimula a produção de colágeno, responsável por sustentar a pele e deixá-la mais viçosa e hidratada. A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado) e em vegetais amarelos e laranja (batata-doce, abóbora, cenoura, manga), além das folhas verde-escuras (alfafa, folhas de mostarda, bertalha, couve, brócolis, escarola, espinafre).

Vitamina C
É um dos nutrientes favoritos da indústria cosmética, estando presente na formulação de cremes e loções anti-idade. Com ação antioxidante, a vitamina C neutraliza os radicais livres, ou seja, protege a derme contra a degradação de colágeno (proteína que proporciona sustentação e firmeza da pele). Além disso, age de forma eficaz em cicatrizações, auxiliando na produção de colágeno. O nutriente é encontrado em frutas cítricas como laranja, acerola, morango, goiaba, abacaxi e tangerina.

Vitamina D
É produzida pelo próprio organismo com o auxílio da luz solar e obtida pela alimentação. Interage com hormônios que regulam o metabolismo do cálcio no organismo. Este nutriente ajuda nos mecanismos de crescimento e reparação dos tecidos. Além disso, ela é essencial para a absorção de cálcio, nutriente necessário para o fortalecimento de dentes e ossos. É possível encontrar a vitamina D em peixes como o salmão, leite e ovos.

Ferro
O mineral é essencial na formação dos glóbulos vermelhos e no transporte do oxigênio para as células do corpo. O ferro desempenha um papel essencial na nutrição e oxigenação de todos os tecidos. Sua falta pode provocar, em casos graves, a tão temida queda de cabelo, entre outras alterações. A deficiência dessa vitamina ainda pode causar fadiga, pele pálida e ressecada. No caso das unhas, elas acabam se tornando quebradiças.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.