Consumo de blueberry pode ajudar a controlar pressão arterial | Boqnews

Saúde

23 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Consumo de blueberry pode ajudar a controlar pressão arterial

Estudo realizado com 48 mulheres comprovou ação da blueberry, que pode ser consumida em forma de suco

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

BlueberryPressão alta é um problema que afeta pessoas do mundo inteiro. No Brasil, quase um quarto da população sofre da doença, segundo levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgado em 2014 pelo Ministério da Saúde.

Qualquer medida que ajude a atenuar o problema deve ser considerada importante, principalmente pelas mulheres, que têm mais chances de ter hipertensão após a menopausa. Uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida detectou que o consumo diário de mirtilo, fruta mundialmente conhecida como blueberry, que pode reduzir alterações da pressão arterial sistólica (alta) e diastólica (baixa).

Durante o estudo, 48 mulheres que sofrem de hipertensão foram acompanhadas por oito semanas, sendo, aleatoriamente, submetidas ao consumo de blueberry.  Após o período de avaliação, os médicos notaram que toda vez que a fruta estava presente na dieta, as participantes tinham a pressão controlada.

A partir do consumo diário da famosa fruta de cor arroxeada, a pressão arterial sistólica das mulheres caiu em 5,1%, e a diastólica, 6,3. Os resultados atestam mais uma vez que a fruta é muito poderosa, já que também tem benefícios contra a diabetes e é rica em antioxidantes, substância que previne o envelhecimento precoce.

Apesar do mirtilo já estar sendo plantado em alguns locais da região Sul, a maneira mais fácil de encontrá-lo no Brasil é em forma de suco. Para aproveitar as propriedades da fruta, o ideal é fazer uso de bebidas funcionais, que garantem os nutrientes e são de baixa caloria.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.