Cortar as unhas em formato quadrado evita o encravamento | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

12 DE DEZEMBRO DE 2014

Cortar as unhas em formato quadrado evita o encravamento

Outra dica é evitar sapatos apertados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Se há uma coisa que aborrece qualquer um é unha encravada. Uma simples pontinha dentro da carne já provoca uma dor aguda. Cutucar ou cortá-las incorretamente e o uso de sapatos apertados e meias sintéticas são as causas mais comuns para o encravamento, principalmente no pé, onde as unhas tendem a crescer mais.

A podóloga Maria Aparecida Custódio explica que o problema também pode surgir com batidas e por conta de predisposição genética. “Uma unha maltrada pode ficar infeccionada e, em casos sérios, pode ser necessária uma cirurgia. Por isso, as pessoas devem procurar a ajuda de podólogos, que são especialistas no assunto, sobretudo as diabéticas”, alerta.

Dicas
Se estiver em fase inicial, alguns cuidados simples como amplicação de chumaços de algodão sob o canto afetado e compressas mornas podem resolver a situação.Para evitar unhas encravadas, o ideal é cortá-las em formato quadrado, remover o excesso de pele das laterais e lixá-las após o corte. Isso por que o lixamento remove as espículas de unha (aquelas pontinhas que podem encravar).

Fuja de sapatos apertados, especialmente os de bico fino. Calçados como esses apertam demais as unhas e acabam levando facilmente ao encravamento.Higiene sempre é muito importante, ainda mais para quem sofre constantemente com unhas encravadas. Acúmulos de células mortas do pé facilitam a proliferação de microorganismos e, consequentemente, de infecções.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.