Cuidados que ajudam a manter a saúde bucal | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida +

20 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidados que ajudam a manter a saúde bucal

Visitar o dentista periodicamente é recomendado para evitar o surgimento de doenças bucais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Manter a boca saudável representa muito mais do que deixar os dentes bonitos. Quando ocorre a escovação, os restos de alimentos são removidos e evita-se o surgimento de placas bacterianas, que podem ocasionar cáries, gengivite e mau hálito.

Portanto,o uso do fio dental complementa o trabalho de limpeza em áreas onde a escova não alcança, principalmente entre os dentes.
Além disso, manter uma boa higiene oral pode prevenir doenças periodontais, responsáveis por danificar os tecidos e ossos em torno dos dentes e causar a perda deles.
Dessa forma, o cirurgião-dentista Khalyl Kirten e a nutricionista Luciana Kirsten orientam sobre os procedimentos que ajudam a manter a boa saudável para evitar doenças.

Como pode-se garantir uma higiene bucal adequada?

Iniciar com uso do fio dental. Após esse processo, realizar uma escovação adequada (conforme orientação do seu dentista) de 3 a 4 vezes por dia sempre em frente ao espelho. Ao terminar, pode refazer mais uma ou duas vezes.

Quais são os problemas mais comuns relacionados à saúde bucal?

Os mais comuns, que normalmente atingem mais pessoas, são a cárie, gengivite e periodontite. As cáries são lesões nos dentes causadas por bactérias presentes na placa dentária, que se alimentam de açúcar e carboidratos presentes na alimentação.

A gengivite, por sua vez, é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana que se acumula na base dos dentes. Já a periodontite é uma doença mais grave, caracterizada pela inflamação do tecido de suporte dos dentes, que pode levar à perda do osso e à mobilidade dentária.

Qual é a importância de uma dieta saudável para a saúde bucal?

A nutricionista Luciana Kirsten explica que, os alimentos contribuem para o equilíbrio do PH oral e são um fator importante para a prevenção de cáries e doenças bucais, alimentos in natura fazem ação mecânica (higienização) como por exemplo a maçã que é rica em fibras, alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar além de alterar o pH oral são facilmente acumulados devido à sua consistência nas regiões de depressão dos dentes favorecendo o surgimento de cáries, placa bacteriana e gengivites

Como posso prevenir cáries dentárias?

É importante manter uma rotina de higienização correta, seguindo uma dieta saudável e visitando o seu dentista periodicamente.

Por vezes, não manter um calendário de consulta ao dentista acaba por agravar situações que poderiam ser evitadas com medidas preventivas.

Quais são as melhores práticas para manter a saúde das gengivas?

Além da escovação é sempre importante massagear as gengivas com escova macia ou extra macia. O importante é higienizar adequadamente todos os espaços alcançados pela escova.

Como posso identificar os primeiros sinais de problemas bucais, como gengivite ou cáries?

Sempre observar com atenção à cavidade oral e a qualquer sinal de mancha estranha nos dentes procurar um profissional. Quanto a gengiva é um pouco mais simples.

Basta ao passar o fio dental verificar se há sangramento, inchaço e que se não regredir em um segundo momento temos uma característica de gengivite e é necessária a avaliação de um cirurgião dentista.

Pesquisa

Pesquisa realizada em 2020 pelo IBGE resultou em informações importantes para conhecer a realidade sobre os cuidados da saúde bucal adotados pelos brasileiros.
Portanto, houve constatação que na época  apenas 53% da população usa o fio dental, escova e creme dental; e 89% fazem higienização menos de duas vezes ao dia.
Além disso, o câncer também é outro motivo de preocupação. No entanto, pode atingir ambos os sexos, mas é mais frequente em homens com idade a partir dos 40 anos.

Segundo levantamentos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, estima-se que o número de novos casos de câncer bucal no Brasil seja de 11.200 em homens e de 4.010 em mulheres.

Leia mais 

Saiba os riscos do cigarro eletrônico

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.