Data é celebrada com programação gratuita | Boqnews

Dia Mundial da Alimentação

14 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Data é celebrada com programação gratuita

A iniciativa oferecerá informação e orientação aos participantes, que conhecerão, por exemplo, as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Trabalho, filhos, estudo, lazer e descanso. A rotina da maioria das pessoas é tão corrida que a preocupação com as refeições fica em segundo plano. E é justamente essa reflexão, sobre o que comemos, que o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santos (Comsea) leva à Praça Mauá nesta sexta-feira (16), das 10 às 14 horas, durante evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação.

A iniciativa oferecerá informação e orientação aos participantes, que conhecerão, por exemplo, as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014. A missão de reforçar a necessidade de refeições balanceadas para os brasileiros fica a cargo de Nathália Donato, jornalista especializada em alimentação infantil, cozinheira profissional e culinarista, criadora da Chefe de Papinha.

Ela e a nutricionista Nathália Guedes comandam a atividade batizada de O que eu comi ontem, por meio do jogo chamado Meu dia alimentar, em que a pessoa preenche um quebra-cabeça com as peças referentes aos alimentos que consumiu na véspera. “Ao término do jogo, a pessoa  visualiza como anda a alimentação. Se está comendo muito de algum grupo alimentar e se algum nutriente está faltando”, explica Nathália Donato.

Entre dicas sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar e sal, por exemplo, a dupla envolverá as crianças em uma brincadeira que também testa os conhecimentos dos pequenos. Neste desafio, eles separam os alimentos (de brinquedo) que fazem bem e os que fazem mal. Tudo pincelado com mensagens didáticas e em uma linguagem própria para o público mirim.

“Vamos aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para pensar sobre o que a gente come, os nutrientes presentes na nossa refeição. É também o momento de mostrar pras crianças quais alimentos fazem bem e quais eles deveriam comer menos”, resume a Chefe de Papinha.

A programação ainda reunirá representantes da Universidade Paulista (Unip) e do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), que irão abordar o reaproveitamento de alimentos e o Índice de Massa Corporal (IMC), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que detalharão os benefícios dos orgânicos. As atividades são gratuitas, abertas ao público e serão acompanhadas por alunos da rede municipal de Santos e universitários.

Comsea

O Comsea foi criado em 7 de julho de 2004, pela Lei Municipal nº 2.248, e é um órgão vinculado ao gabinete do prefeito. Tem caráter consultivo e opinativo, constituindo-se em um espaço de articulação entre o Governo Municipal e a sociedade civil para formulação de políticas e ações na área de segurança alimentar e nutricional. Atualmente, é presidido por Celina Isabel da Encarnação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.