A Prefeitura de Guarujá entrega, nesta quarta-feira (8), às 14 horas, as novas instalações do Centro de Recuperação e Fisioterapia do Município, que fica na Avenida Adhemar de Barros, 210, 3º andar, salas 33 a 39, no edifício do Guarujá Previdência. No local funcionarão os serviços que anteriormente eram oferecidos no Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê). O espaço foi totalmente adequado para os atendimentos de ortopedia, fisioterapia respiratória, neurologia e reumatologia.
Os pacientes terão à disposição atendimentos como fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social e psicológica. Além disso, na unidade funcionará o ambulatório da fisioterapia e todo o suporte administrativo.
“A diferença é que as instalações são mais amplas, um espaço arejado e totalmente novo. Os pacientes terão um ambiente mais aconchegante e acolhedor para serem atendidos”, explica a fisioterapeuta responsável pela unidade, Elizandra Cabral Teixeira.
No local, haverá espaço para fisioterapia em grupo e funcionará um dos polos do Programa Estadual de Tabagismo, que vai incentivar os pacientes fumantes a pararem de fumar.
Receberão atendimentos no local pacientes encaminhados da Atenção Básica de Saúde e Especialidades do Município. A capacidade mensal de atendimento será entre 1.500 a 2.000. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O serviço de fisioterapia faz parte da especialidade e está subdividido em duas unidades ambulatoriais: a primeira em Vicente de Carvalho e essa da Avenida Adhemar de Barros. Nessa mesma linha de cuidado humanizado, é oferecido o Programa Melhor em Casa, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pae Cará, em Vicente de Carvalho.
“Esse programa faz parte do atendimento de urgência. Outra coisa legal foi a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, que possibilitou o atendimento a pacientes com patologias crônicas e neurológicos, e ortopédicos em grupo. Esse atendimento é oferecido, todas as terças e quintas-feiras, nos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) João Paulo II (Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará) e Isabel Ortega (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa).