Escovação ajuda a prevenir doenças em bebês e crianças | Boqnews
Foto: Divulgação

Higiene infantil

26 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Escovação ajuda a prevenir doenças em bebês e crianças

Caso a criança não goste de escovar os dentes, os pais devem comprar escova e pasta de dentes personalizados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na hora de escovar os dentes é sempre a mesma batalha: a criança luta ferozmente contra a escova de dente. Tornar este um momento divertido desde os primeiros meses pode ser uma saída para estimular o interesse pela higiene bucal.

Já na época da amamentação é de suma importância limpar a boca da criança para evitar doenças que prejudiquem o crescimento dos dentes e até mesmo a própria saúde do pequeno. “Após a amamentação a mãe deve higienizar a cavidade bucal com gazes embebidos no soro fisiológico ou em água oxigenada de 10 volumes”, explica o cirurgião dentista Caio Borelli Zeller.

O hábito deve ser criado logo nos primeiros meses de vida do bebê para evitar que a criança rejeite a escovação quando surgirem os primeiros dentes. Caso ela não goste de escovar os dentes, os pais devem usar a imaginação comprando escova e pasta de dente dos personagens preferidos.

dente bebe

Os dentes devem ser escovados, no mínimo, três vezes ao dia ou então após a alimentação. Segundo Zeller, cada escovação deve durar cerca de dois minutos para evitar o surgimento de doenças bucais. “A cárie, por exemplo, é uma das doenças mais comuns do mundo. A higiene correta evita problemas na gengiva e a cárie dentária”, explica.

bebê chupetaChupeta ou dedo?
Outra preocupação quando se fala em saúde bucal infantil é o uso de chupetas ou até mesmo o dedo.
Alguns pais evitam o uso da chupeta acreditando que o acessório possa prejudicar a dentição da criança. Porém, o cirugião dentista salienta que chupar o dedo é mais nocivo do que a chupeta. “Ela pode ser jogada fora, esquecida e tirada pelos pais. Já o dedo está sempre disponível”.

O ato de chupar chupeta só se torna prejudicial, segundo Zeller, depois dos dois anos de idade, prejudicando a arcada dentária e a oclusão dos dentes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.