Estação propícia | Boqnews

Vida +

10 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Estação propícia

Conforme o inverno passa, a expectativa é a de que o frio fique mais intenso. O clima é costumeiramente convidativo para que a preguiça tome conta do corpo da pessoa, deixando-a em casa, debaixo das cobertas, tomando um café quente ou assistindo a televisão. Curiosamente, apesar de o ambiente ser propício para um comportamento mais […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Conforme o inverno passa, a expectativa é a de que o frio fique mais intenso. O clima é costumeiramente convidativo para que a preguiça tome conta do corpo da pessoa, deixando-a em casa, debaixo das cobertas, tomando um café quente ou assistindo a televisão. Curiosamente, apesar de o ambiente ser propício para um comportamento mais sedentário, na verdade, este é o período mais adequado e recomendado para a prática de exercícios físicos em geral.

De acordo com o professor de Educação Física, Jamil Abud, as condições climáticas do inverno são mais aprazíveis ao corpo para a prática dos exercícios. Segundo ele, no verão já existe a tendência de, devido à temperatura elevada, ocorrer a perda de líquidos. O que é reforçado com a prática de alguma atividade. “No verão, a pessoa tem que ingerir muita água para manter o corpo normatizado. A falta de líquido compromete o bombeamento do sangue, deixando-o mais grosso, de difícil circulação. E até conseguir adaptar-se a esse cenário, há um desgaste elevado”, explica.

No inverno, por sua vez, as circunstâncias se alternam. “Nesse período, já há uma necessidade maior de se aquecer o corpo, ou seja, aumentar sua temperatura térmica. E isso se faz pelo controle dos deslizamentos dos tecidos musculares, que resultam no calor”, salienta o professor.

Dentre os benefícios promovidos pela prática dos exercícios  — consequentemente, incentivados durante o inverno — está o aumento do cálcio nos ossos. “É por isso que a realização de atividades como a musculação é tão recomendada para pessoas de mais idade, pois ajuda a regenerar e cuidar dos ossos, prevenindo problemas como a osteoporose, enfatiza o profissional.

“Além disso, o exercício em si promove uma melhora do batimento cardíaco, por dilatar os vasos sanguíneos, por onde passa o sangue. E no inverno, isso se torna mais saudável”, ressalta.

Alertas
Embora os exercícios nessa época do ano sejam considerados mais aprazíveis, alguns cuidados devem ser observados, sendo o principal deles o preparo que antecede a prática. Afinal, como a musculatura está fria, o corpo fica mais propenso a problemas de distensão muscular. “Os músculos estão mais encolhidos por causa do tempo. Isso atrapalha o fluxo sanguíneo, o que ressalta a importância de se fazer exercícios. No entanto, não se pode ir com tudo para correr ou fazer alguma sequência de movimentos. Isso tanto no verão como no inverno, embora na atual estação isso seja mais claro”, explica.

Com esse cenário, faz-se necessária a realização de um aquecimento antes de qualquer atividade, que pode ser feito de forma generalizada ou localizada. O primeiro caso é recomendado quando a prática em questão utilizará uma ou poucas partes específicas do corpo. Já o segundo ocorre quando o exercício em questão é mais abrangente, como uma partida de futebol com os amigos, por exemplo. Recomenda-se que isso seja feito de 5 a 15 minutos, dependendo da atividade.

“No caso do jogo de futebol ou mesmo uma caminhada, é recomendável à pessoa aquecer todo o corpo, tanto as pernas como os braços e ombros, pois todos serão movimentados durante a prática e estarão propensos a, em caso de algum movimento errado, sofrerem distensão. É importante lembrar que, diferentemente do esportista profissional, que precisa sentir alguma dor para notar que o exercício está fazendo efeito, o casual não necessita disso, pois não tem o mesmo objetivo”, completa Abud.

Ao término da prática, é aconselhável também que haja um resfriamento do corpo. Isso pode ser feito já no final da atividade, por meio de uma redução gradual do ritmo. “Não se pode parar abruptamente, pois a mudança pode trazer prejuízos, especialmente para quem tem alguma espécie de problema cardíaco. É importante fazer tudo com calma, até realizar um alongamento após o fim do exercício. Em alguns casos, mesmo um banho frio é útil, mas é preciso verificar se a pessoa não tem algum problema de asma ou bronquite, que possa ser provocado pelo contato rápido do corpo quente com a água gelada”, alerta o professor.
Roupas

Se no verão, as recomendações são a de vestir roupas bem leves, no inverno, ao menos durante a preparação para o exercício, os avisos já são diferentes. Segundo Abud, é aconselhável que a pessoa esteja trajando agasalho completo durante o período de aquecimento, e que, para a prática em si, a pessoa fique com a roupa “normal” – shorts, tênis e camiseta – mas com o término da atividade, coloque novamente o agasalho, para evitar a perda rápida da temperatura do corpo.

“Existem aqueles que costumam fazer o exercício ainda com a roupa de frio. O problema, nesse caso, é que a desidratação pode ser muito maior, pois, além do contato dos músculos, a pessoa está retendo o calor devido à quantidade de roupa. Isso só seria recomendado em um lugar com temperaturas que se aproximem do zero grau, algo que não ocorre na região”, diz.



 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.