Fibrilação Atrial aflige cerca de um milhão de brasileiros | Boqnews
Divulgação

Coração

17 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Fibrilação Atrial aflige cerca de um milhão de brasileiros

Silenciosa, a doença é uma das desencadeadoras do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

coraçãoEstima-se que atualmente a Fibrilação Atrial já atinja mais de 1 milhão de brasileiros. A doença é fator de risco para o aumento de óbitos por problemas cardiovasculares. “Nos últimos anos, o avanço das técnicas de tratamento cardiovascular têm proporcionado maiores índices de sobrevida a pacientes que apresentam doenças cardíacas graves. Desse modo, a proporção de pessoas na terceira idade que apresentam tais condições têm aumentado, exigindo tratamento cada vez mais especializado”, explica o Dr. Frederico Scuotto, especialista do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

Caracterizada por ritmo irregular e acelerado dos átrios do coração, a fibrilação atrial, “é associada ao avanço da idade acometendo, preferencialmente, pacientes idosos com problemas cardíacos”, destaca o especialista. E completa que “proporção considerável das pessoas que sofrem desta doença não apresentam qualquer sintoma”.

Como alerta, Dr. Scuotto explica que o atendimento inadequado pode levar a consequências importantes como eventos tromboembólicos, insuficiência cardíaca, e até demência, que são até cinco vezes mais frequentes nestes indivíduos do que naqueles que não apresentam fibrilação atrial.

Alguns fatores como hipertensão arterial, diabetes, presença prévia de insuficiência cardíaca, idade maior do que 65 anos, aterosclerose nas artérias do coração, obesidade, insuficiência renal crônica, doença nas válvulas do coração, doença pulmonar obstrutiva crônica, apnéia do sono, uso diário de importante quantidade de álcool, dentre outros, aumentam o risco de ocorrência desta arritmia.

Um alerta para a população

Cerca de 10% dos casos de fibrilação atrial só são descobertos quando o paciente sofre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame. “A fibrilação atrial pode provocar a formação de coágulos no coração, que podem, através da circulação,  chegar às artérias responsáveis por levar o sangue para o cérebro, levando ao entupimento das mesmas”, completa o especialista. Ele alerta ainda que “pacientes acima dos 65 anos devem realizar acompanhamento regular com cardiologista”.

Como tratamento, o cardiologista destaca a necessidade de prevenção de eventos tromboembólicos, pilar principal do manejo clínico desta arritmia, bem como o controle dos sintomas, que pode ser realizado com medicamentos ou procedimentos especializados, dentre eles a ablação por radiofreqüência, que tem por objetivo a eliminação dos focos desta arritmia, indicado especialmente naqueles pacientes com sintomas freqüentes nos
quais o tratamento com medicamentos não teve sucesso. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.