GAPA inicia Dezembro Vermelho com distribuição gratuita de autotestes | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

30 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

GAPA inicia Dezembro Vermelho com distribuição gratuita de autotestes

Ação acontece a partir desta quinta (1) na sede da entidade, em Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado nesta quinta-feira, 1 de dezembro e marca também a abertura do “Dezembro Vermelho” pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS.

Sendo assim, a data instituiu simbolicamente a oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV.

Dessa forma, ampliando a conscientização sobre os vírus transmissores de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Portanto, a iniciativa foi da Assembleia Geral da ONU, em 1988; no Brasil a data foi instituída em 2017.

Contudo, como ação principal, o Gapa fará ampla distribuição gratuita de autotestes para detecção do vírus da Aids, em frente a sede da entidade (Av. Epitácio Pessoa, 278, no Embaré, próximo ao Canal 5).

Desse modo, a ação objetiva ainda chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, trabalho que o Gapa mantém há quase 35 anos.

 

Prevenção

O movimento Dezembro Vermelho visa conscientizar a todos a respeito das doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

 

“Nesta quinta-feira (1º) uma tenda voltada para a Av. Epitácio Pessoa fará a distribuição concentrada de autotestes, incluindo panfletagem, das 10 às 12h, com orientação de monitores e voluntários do Gapa”, diz a presidente da entidade, Nanci Alonso. A ideia é evitar aglomerações por conta da Covid; a distribuição gratuita dos kits no entanto é realizada diariamente também na sede.

 

Autotestes

Dessa forma, os kits disponíveis são para coleta de material por fluido oral (saliva); o interessado recebe o kit para fazer o teste em casa, mantendo-se assim a discrição e anonimato. O autoteste oferece resultado em 20 minutos e não utiliza sangue; é feito através de fluido oral, com 99,9% de precisão. Previamente, a equipe do Gapa orienta sobre como agir no caso de eventual resultado positivo.

 

Além disso, também no Gapa, as pessoas podem retirar gratuitamente preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes e panfletos com linguagem acessível de orientação e prevenção à Aids.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.