Harmonização facial vira nova tendência na área de estética | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

14 DE MAIO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Harmonização facial vira nova tendência na área de estética

Procedimento ganha adeptos, porém especialistas alertam sobre cuidados no processo para evitar problemas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Se tem algo comentado e tem ganho projeção nos últimos meses, com exceção da pandemia da Covid-19, é o procedimento de harmonização facial que tem chamado a atenção das pessoas, principalmente nas redes sociais.

Mas afinal o que é uma harmonização facial?. De acordo com a fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional Letícia Andrade, a harmonização é um conjunto de procedimentos, realizado no rosto do paciente levando em consideração toda sua estrutura facial, melhorando o equilíbrio entre boca, nariz, queixo, promovendo o alinhamento e correção de ângulos da face, com objetivo de promover maior harmonia e beleza ao rosto e realçando as características já existentes.

Explosão

Nos últimos meses, o procedimento de harmonização facial virou uma verdadeira febre. Muitos famosos já fizeram este processo, como os cantores Wesley Safadão, Lucas Lucco, Joelma e Kelly Key e os atletas Diego Hypólito e Lucas Lima. Assim, a harmonização foi ganhando destaque nas mídias e hoje diversas pessoas que buscam corrigir detalhes no rosto já estão realizando o procedimento.

Segundo Letícia Andrade, a harmonização facial sempre foi um método conhecido pelos profissionais da área da estética, contudo o procedimento ganhou destaque nos últimos anos, por uma série de fatores. “Uma das vantagens da harmonização facial é que ela em muitas ocasiões pode substituir a cirurgia plástica que leva algum tempo de recuperação, inclusive quem faz a harmonização pode trabalhar no dia seguinte, o que não acontece quando há a cirurgia”, salientou.

Outro ponto comentado pela fisioterapeuta é que a harmonização facial é bem mais acessível no aspecto financeiro do que a cirurgia. Ela cita que um procedimento simples custa, no mínimo, R$ 1,2 mil, enquanto a cirurgia plástica ultrapassa os R$ 10 mil.
Vale destacar que a preocupação das pessoas com a aparência eleva ainda mais o patamar das consultas estéticas, principalmente de indivíduos que querem continuar com o rosto jovem, apesar da idade.

Perigo e cuidados

Os perigos da aplicação da harmonização facial também ganharam repercussão na mesma velocidade.
Quase toda semana, matérias são publicadas nos veículos de comunicação mostrando os danos que a harmonização pode fazer no rosto de um paciente, caso o procedimento não seja realizado de forma correta.

Dentre os erros mais comuns, estão o aumento desproporcional dos beiços das pessoas. Em alguns casos, o rosto fica completamente danificado, como mostrado na reportagem do Fantástico na TV Globo, onde mulheres de uma cidade do Rio de Janeiro denunciaram um médico que fez a harmonização com injeções baratas, causando danos no rosto das pacientes.

De acordo com Letícia Andrade, em primeiro lugar as pessoas devem procurar um profissional que tenha credibilidade para realizar o procedimento, ressaltando que até a realização da harmonização é preciso consultas para avaliar as regiões do rosto que serão ajustadas.

Há relação também entre a dentição e a harmonização facial. O cirurgião dentista Khalyl Kyrsten enfatiza a preocupação em dar segurança ao paciente.

“É necessário uma avaliação presencial criteriosa do indivíduo para analisar a textura de pele, a necessidade de reposição, quantidade de material que será usado, enfim todos os protocolos para garantir uma hamornização segura”.

O cirurgião dentista ressaltou a importância dos profissionais terem transparência nos produtos que vão usar para fazer a harmonização “Um especialista está atualizado sobre todo o procedimento, tendo preocupação com os materiais que serão usados para oferecer um melhor resultado ao paciente”.

Produtos

Conforme Letícia Andrade, os produtos mais usados na harmonização facial são os reenchedores (ácido hialurônico), bioeatimuladores de colágeno, toxinas (botox). Já os fios de sustentação entram na harmonização invasiva feita com agulha ou cânulas.

“Alguns desses procedimentos podem ser feitos de maneira não invasiva com uso de técnicas de intradermoterapia pressurizada”, concluiu.

Letícia Andrade e Khalyl Kyrten destacam a importância de procucar especialistas para realizar a harmonização facial/ Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.