Médicos alertam para uso correto das máscaras | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

26 DE MARÇO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Médicos alertam para uso correto das máscaras

Com aumento do número de casos, população deve ficar atenta ao uso de máscara, principalmente em ambientes aglomerados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As máscaras são fundamentais no combate ao coronavírus, porém com as novas variantes os cuidados devem ser redobrados.

A médica infectologista do Grupo Pardini, Melissa Valentini, ressalta que as cepas vindas do Amazonas (P1) e do Reino Unido são mais transmissíveis, com isso as pessoas devem ficar ainda mais atentas para colocar o adereço de forma correta

“O mais importante no uso da máscara é que ela seja aderente ao rosto. As máscaras de pano precisam ter três camadas para uma melhor proteção”, destacou a médica.

Neste momento, a Baixada Santista está em lockdown, contudo algumas pessoas seguem trabalhando normalmente nos serviços essenciais, além disso muitos precisam sair ao supermercado. O médico Eduardo Yabuta, integrante do comitê de contingenciamento no combate à Covid-19, em Praia Grande, cita que nestes ambientes é aconselhável o uso da máscara com cuidado redobrado. “Como a máscara de pano não segue um padrão de confecção único, muitas vezes ela não cumpre o rigor técnico da vedação e filtração. Assim é importante o objeto cobrir toda a lateral do rosto”, salienta.

N-95 e PFF2

Máscaras N-95/ Foto: Divulgação

Melissa Valentini e Eduardo Yabuta destacaram que as pessoas que utilizam o transporte público e trabalham em ambientes com uma circulação intensa devem utilizar as máscaras N-95 e PFF2, se possível, já que estes modelos dão uma proteção maior em relação as de pano. Para se ter uma ideia, alguns países da Europa, como a Alemanha, França e Áustria recomendam o uso destas máscaras em locais como lojas e no transporte público. No Brasil, os profissionais da saúde tiveram uma prioridade no uso das máscaras N-95 e PFF2 no inicio da pandemia, pois o mercado não estava preparado para tanta demanda.

Com o passar do tempo, a máscara N-95 e PFF2 teve uma maior produção e agora tem um valor mais acessível. É importante frisar que nesta semana novas medidas sobre o uso de máscaras em aeroportos foram decretadas no País. Dessa forma está proibido o uso de lenços, bandanas e máscaras de acrílico. “A máscara deve estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas”, informou a Anvisa.

Importância da máscara

“Estamos vivendo uma situação complicada. É o pior momento da Covid-19 no Brasil, com hospitais lotados. As pessoas devem ter consciência disso, saindo de casa apenas para o necessário, usando a máscara de forma correta para impedir o risco de contágio’, ressaltou Melissa Pardini.

Dr. Melissa Valentini

“Quando duas pessoas estão conversando, mantendo uma boa distância, usando máscaras adequadas com boa vedação e filtração, o risco de contaminação tem uma queda significativa. O número de contágio também diminui se as pessoas pararem de usar, por exemplo, a máscara no queixo” concluiu Eduardo Yabuta.

Dr. Eduardo Yabuta

Protocolos

As máscaras de pano continuam com a mesma orientação. A pessoa deve trocar o objeto, após três ou quatro horas de uso. Segundo a orientação da Anvisa, a máscara de pano deve ser descartada após 30 lavagens.

Já a N-95 e a PFF2 não podem ser lavadas ou serem higienizadas com o álcool. A máscara até pode ser reutilizada desde que o objeto fique em ambientes arejados de 3 a 5 dias, tempo hábil para deixar o vírus inativo. Vale destacar que além da máscara é preciso ficar em casa e higienizar bem as mãos com álcool em gel, água e sabão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.