Ministro não descarta epidemia de febre africana no Brasil | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

24 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Ministro não descarta epidemia de febre africana no Brasil

Ele destacou que, a exemplo do combate à dengue, ações de prevenção e controle do mosquito serão intensificadas a partir de dezembro

Por: Flávia Foreque
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ministro Arthur Chioro (Saúde) afirmou nesta quarta-feira (24) que “é possível” uma epidemia da febre chikungunya no Brasil. A doença, conhecida como “prima da dengue” de origem africana, é transmitida por mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Ele destacou que, a exemplo do combate à dengue, ações de prevenção e controle do mosquito serão intensificadas a partir de dezembro.

“A gente ainda não consegue ter a dimensão do número de casos nem a velocidade de propagação da doença, mas não podemos descartar a possibilidade [de epidemia]. Até porque, conceitualmente, aonde você não tem número de casos [de uma doença] e ele aparece, você caracteriza no primeiro ano a presença de uma epidemia pela inexistência de casos nos anos anteriores”, afirmou o ministro em evento de lançamento de campanha para doação de órgãos.

Ontem, a pasta divulgou balanço de 16 casos da febre chikungunya transmitidos dentro do Brasil neste ano. Os dois primeiros foram registrados no Amapá e os demais em Feira de Santana (BA). Chioro afirmou que equipes do ministério foram deslocadas para esses locais para auxiliar os gestores na adoção de medidas de controle da doença.

“Pelas características epidemiológicas, nós vamos ter que trabalhar agora com a presença de mais doença viral, que não tem a mesma dramaticidade, a mesma letalidade tem a dengue, particularmente a dengue hemorrágica”, ponderou o ministro.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.